Em destaque

Ato neste 15.dez comemora 5 anos da Ocupação Fora Valencius

O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO PELA PÁGINA DO FAEBOOK DA ABRASME, COM RETRANSMISSÃO PELA PÁGINA DO SINPSI

Durante 123 dias, desde o dia 15 de dezembro de 2015, dezenas de militantes dos movimentos de Saúde ocuparam a sala da Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde (CMAD/MS), exigindo a exoneração de Valencius Wurch Duarte Filho, que havia assumido a coordenação naquele mesmo mês.

Valencius, psiquiatra e ex-diretor de manicômio, era um opositor às políticas inclusivas estabelecidas na lei 10.216 , de 2001.

A luta pela exoneração de Valencius mobilizou todo o país. A ocupação foi dissolvida em abril de 2016, mas em 9 de maio daquele ano, o psiquiatra foi destituído do cargo.

Neste 15 de dezembro, a partir das 10h, diversas atividades comemoram, analisam e refletem sobre o movimento, em um momento em que novamente a luta antimanicomial está sob ataque.

Programação

Entre as diversas atividades que ocorrem durante o dia, a partir das 15h30, representantes das entidades que estiveram à frente do movimento, avaliam a luta, desdobramentos e consequências. Entre os convidados estará a presidenta do SinPsi, Fernanda Magano.

Relembre a luta

Durante as mobilizações, o SinPsi produziu diversas matérias sobre o desenvolvimento do movimento. Confira duas matérias que saíram em nosso site acessando:

Fora, Valencius: após ato, Frente Antimanicomial é recebida por gestores do Ministério da Saúde em São Paulo

Luta antimanicomial: ‘Fora, Valencius’ se fortalece pelo Brasil

Deixe um comentário