Notícias

Autora da ação da ‘cura gay’ tem cargo em gabinete de deputado evangélico

Autora de uma ação na Justiça Federal do Distrito Federal, cuja liminar concedida na última sexta (15) permite que psicólogos possam fazer terapias de “reversão sexual”, a chamada “cura gay”, a psicóloga Rozangela Alves Justino possui desde junho de 2016 um cargo no gabinete do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) na Câmara. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato no Congresso, é apadrinhado pelo líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia.

Rozangela ocupa um cargo de natureza especial, que dispensa concurso público para efetivação. Com uma remuneração de R$ 3.346,34 em agosto, a psicóloga é vinculada à Liderança do Democratas na Câmara e está lotada no gabinete de Sóstenes. Na Casa, ela já foi vista este ano participando de um culto evangélico.

A psicóloga entrou com a ação na Justiça Federal este ano contra a resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que estabelece algumas regras de atuação em relação à orientação sexual. O documento afirma, por exemplo, que os profissionais “não devem exercer qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”.

A liminar concedida pelo juiz Waldemar Cláudio de Carvalho gerou forte reação negativa. O CFP já anunciou que irá recorrer da decisão.

Rozangela, a missionária

Em seu blog, Rozângela Justino se identifica como missionária. A última postagem refere-se a um evento promovido pela Associação Brasileira de Psicólogos em Ação (Abrapsia), entidade criada em janeiro deste ano, da qual ela é presidente. O seminário “A fragmentação da família e das identidades, a quem interessa?”, realizado no início deste mês em Curitiba, abordou temas como “agenda e políticas de gênero” e “vício em pornografia no contexto de novas tecnologias”.

Em sua página no Facebook, a psicóloga compartilhou trechos de palestras das quais participou em que relaciona a liberação sexual a termos como extermínio e caos social:

“Estão trabalhando para o extermínio do nosso povo, da nossa nação. Estão levando as nossas crianças e nossos adolescentes à morte precoce. Então, essa mudança dos paradigmas sexuais, a liberação sexual, especialmente da criança e do adolescente, é uma perversão sem igual. Nós, como psicólogos, não podemos ser coniventes com isso”.

Vejo que esta questão da liberação sexual de crianças é um problema de soberania nacional
Na sequência, ela finaliza:

“Estão instituindo o caos social. Poucos vão estar sobrevivendo. Está sendo preparada uma ilha para poucos desfrutarem de todas as riquezas das nações… Vejo que esta questão da liberação sexual de crianças é um problema de soberania nacional”.

Assessora para “vários assuntos”

Procurado nesta terça (19) por The Intercept Brasil, o deputado Sóstenes afirmou que não entende a questão da homossexualidade como uma enfermidade. “Eu nunca entendi a questão do homossexualismo (sic) como enfermidade. No meu critério, é uma opção e deve ser respeitada por quem quer que seja”, afirmou.

Questionado sobre a função de Rozangela em seu gabinete em Brasília, o congressista afirma que ela é assessora do mandato “para vários assuntos”. Sóstenes negou que seu gabinete tenha patrocinado ou possua alguma relação com a ação popular protocolada pela psicóloga. “Ela é uma cidadã, psicóloga, teve o registro suspenso, e tem todo o direito de tomar as medidas judiciais cabíveis como qualquer cidadão brasileiro”, defendeu.

Sóstenes Cavalcante é pastor da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, liderada por Silas Malafaia, e atuou por cinco anos como diretor de eventos de uma associação ligada à congregação. Em seu site, diz que o principal objetivo de seu mandato é a “defesa à vida e aos interesses da família”. “Comigo Deus tem tratos específicos de tempos em tempos para cumprir determinadas missões”, destaca o parlamentar em seu perfil.

Uma das missões recentes de Sóstenes, aliás, foi se manifestar contra a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, realizada em Porto Alegre, que tratava de temas ligados ao universo LGBT. A mostra foi cancelada após protestos de grupos conservadores.

Apoio ao MBL

O deputado gravou um vídeo sobre o tema, publicado no Twitter com o título “Em defesa da família e dos valores morais”, em que afirma que “políticos esquerdistas defenderam essa aberração”. O Movimento Brasil Livre (MBL) também publicou um vídeo em sua página no Facebook em que Sóstenes dá apoio à postura do grupo em relação à exposição.

Em novembro ao ano passado, o parlamentar já havia se aliado a um dos principais líderes do MBL, o vereador Fernando Holiday, de São Paulo, para combater a ocupação de campi do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, por estudantes que pediam melhorias no ensino público. Os dois chegaram a visitar uma unidade juntos. 

Rozangela Justino não foi vista nesta terça no Congresso para comentar a decisão, apesar do gabinete do deputado Sóstenes afirmar que ela estava trabalhando na Câmara. Em contato por telefone, ela pediu que perguntas fossem enviadas pelo Whatsapp, mas não respondeu.

Deixe um comentário