Notícias

Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene em homenagem ao dia da (o) psicóloga (o)

Em homenagem ao dia da (o) psicóloga (o), foi realizada uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, na tarde desta sexta-feira (23). O requerimento foi feito pela deputada Érika Kokay (PT-DF), psicóloga graduada pela Universidade de Brasília (UnB).

Na abertura da sessão, a deputada leu a mensagem do presidente da Casa, deputado Henrique Alves (PMDB-RN) as (aos) psicólogas (os) de todo o País, que em nome da Câmara dos Deputados parabenizou a categoria. “Mais do que uma ciência pode se afirmar que a Psicologia também é uma arte, pois cada encontro requer da (o) psicóloga (o) uma elaboração única, artesanal, que leva em conta uma miríade de fatores, muitos dos quais estão além do plano de consciência dos dois indivíduos em interação”, destacou o deputado em sua saudação.

A deputada, ao homenagear os colegas de profissão, enalteceu as importantes lutas em curso na área com o objetivo de garantir direitos. “A nossa profissão é garantidora de direitos, pois faz o diálogo com o humano”, frisou. Durante a sessão, Érika Kokay lembrou da graduação e disse carregar uma alegria imensa em ter sido formada em Psicologia.

A conselheira Márcia Mansur representou o Conselho Federal de Psicologia no evento. Em sua fala, ela destacou a inserção da Psicologia nas diversas áreas e o compromisso social da profissão com a redução das desigualdades sociais. Além disso, parabenizou as (os) deputadas (os) que votaram pela manutenção dos vetos à Lei 12.482/2013, conhecida como Ato Médico. Em nome do CFP, a conselheira parabenizou as (os) colegas psicólogas (os) do Brasil.

O diretor tesoureiro do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-01) Antônio Carlos Amâncio ressaltou a importância do Legislativo em criar e aprovar leis que possibilitam o efetivo reconhecimento da Psicologia como ciência e profissão.

A professora, pesquisadora e colaboradora da Universidade de Brasília (UnB) Júlia Bucher relembrou a trajetória da Psicologia e sua evolução enquanto ciência e profissão e a importância da atuação das (os) psicólogas (os) nos dias de hoje. “A cada dia que passa vai aumentando a demanda pela Psicologia em diversas áreas. É necessário que os cursos de graduação preparem os estudantes para os campos emergentes da profissão”, indicou a professora.

Segundo a professora da Universidade Católica de Brasília, Marta Helena de Freitas, é preciso comemorar o avanço que a Psicologia fez ao longo desses 50 anos no País e apontou a importante inserção da categoria nos mais diversos campos de atividade e do cuidado com o humano.

A sessão solene fez parte da agenda de atividades em comemoração à semana da (o) psicóloga (o). Confira aqui a programação completa.

Deixe um comentário