Notícias

Campinas terá ato contra o feminicídio e em memória às vítimas da chacina do réveillon e SinPsi se posiciona

No dia 5, quinta, concentração terá início às 17h no Largo do Rosário; CUT Campinas convoca militância

A CUT Campinas e sindicatos filiados à entidade convocam a militância para participar do ato “Nenhuma a Menos – O Machismo Mata!” que será realizado na próxima quinta-feira (5), a partir das 17h no Largo do Rosário, no centro de Campinas, em memória às vítimas da chacina de réveillon, que matou 12 pessoas, sendo 9 mulheres.

A tragédia ocorreu no último dia 31 de dezembro, minutos antes da virada do ano. Enquanto uma família comemorava a chegada do novo ano, o técnico de laboratório Sidnei Ramis Araújo pulou o muro da casa e atirou à queima roupa em sua ex-esposa, em seu próprio filho e em quase todos os presentes na festa, e depois se matou.

Em seguida, foi encontrada uma carta deixada pelo atirador explicando as motivações do crime, que era o fato de não ter conseguido a guarda do filho e o ódio pelas mulheres, a quem chamava de “vadias”.

O ódio que gerou esse feminicídio em massa é reproduzido diariamente na sociedade e pode vitimar outras mulheres, assim como ocorreu com Isamara, Liliane, Alessandra, Antonia, Abadia, Ana Luiza, Larissa, Luzia e Carolina, vítimas desse caso.

Para o ato de quinta, as organizadoras pedem para as participantes trazerem material para a confecção de cartazes, como cartolinas, tecidos, tinta, spray e pincéis.

“Nenhuma a menos” após chacina em Campinas

Vivemos em uma sociedade machista, que coloca o homem em um papel de poder e a mulher em um de subserviência. Esses papeis carregam com eles cargas de violência e abusos visíveis e invisíveis, muitas vezes encarados como acontecimentos naturais de um relacionamento.

A carta escrita é uma receita do assassino para outros homens. Publicada em vários meios de comunicação, deixou evidente a motivação do crime: a revolta pelo fim do casamento e por ter perdido a guarda do filho para a mãe. Como se perder, para o homem, fosse o motivo de encontrar outro jeito nas situações para estar sempre por cima. Em diversos momentos chamou a ex-mulher e as mulheres do mundo todo de “vadias”.

Chacina de Campinas, feminicídio em massa. Foram 9 mulheres mortas, na virada do Ano Novo. Um homem, bem orientado, bem equipado, premeditou e atirou à queima roupa em sua ex-esposa, Isamara Fillier, em seu próprio filho e em quase todos os presentes na festa de Réveillon. Depois se matou.

As mulheres morreram por serem mulheres.

Não vamos tolerar essa violência! O machismo mata todos os dias, todas as horas, todos os segundos. Mortes lentas ou mortes rápidas são vivências diárias das mulheres espalhadas pelo mundo. 

Assim entramos em 2017 – protestando, lutando! Todas ao Largo do Rosário amanhã, em Campinas, para o ato “Nenhuma a menos”, inspirado no movimento de mulheres argentinas de mesmo nome (“Ni Una Menos”).

Enquanto todos esses pontos não forem discutidos à exaustão, enquanto as escolas não ensinarem quais atitudes se encaixam na definição de violência, enquanto não falarmos de questões de gênero, de desigualdade, enquanto a imprensa continuar apenas dando visibilidade a discursos sem pedir que especialistas os traduzam, não vamos sair do lugar em que estamos. Enquanto morrerem mulheres todos os dias, seremos mortas também, pouco a pouco. Enquanto não gritarmos juntas, não estamos fazendo valer as politicas sociais para as mulheres; não estamos fazendo valer as ações e propostas tiradas em varias conferências nacionais e internacionais; não estamos fazendo valer o movimento organizado e as movimentações autônomas das mulheres.

Somos muitas, somos poucas, somos profissionais, trabalhadoras, somos várias, somos uma e estamos em vários lugares.

E esse lugar no momento esta cheio de sangue, dor e tristeza.

Somos mulheres de luta, de garra e de força. 

Por nenhuma a menos entre nós!

Ato Nenhuma a Menos – O Machismo Mata!

Data: 5/1 (quinta-feira)
Hora: A partir das 17h
Local: Largo do Rosário – centro de Campinas
Clique aqui e confirme presença no evento do Facebook

Deixe um comentário