Notícias

Cecília Collares, membro do Movimento Despatologiza, recebe honraria dia 14

O Vereador Pedro Tourinho vai promover a entrega do Diploma de Mérito Educacional Professor Darcy Ribeiro a Cecília Azevedo Lima Collares, pelos relevantes serviços realizados na área de educação no Município de Campinas. O evento será na próxima sexta-feira (14/10), a partir das 20h, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas.

Cecília Azevedo Lima Collares, nasceu em São Paulo, em 26 de abril de 1938. É graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1961). Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977). E doutora em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política da USP (1981).

É Livre-Docente em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora aposentada da Faculdade de Educação da UNICAMP, no Departamento de Psicologia Educacional.

Sua atuação em ensino, pesquisa e extensão é no campo da Educação, em especial nas áreas ligadas a fracasso escolar, escola, formação de professores e medicalização dos processos ensino-aprendizagem.

Publicou inúmeros artigos em periódicos científicos nas áreas de Educação e Psicologia. É autora do Livro “Preconceitos no Cotidiano Escolar. Ensino e Medicalização”. 

É militante do “DESPATOLOGIZA – Movimento pela Despatologização da Vida”, que tem articulado reflexões críticas e ações que buscam enfrentar e superar os processos medicalizantes da vida de crianças e adolescentes.

Deixe um comentário