Notícias

CFP coordenou debate sobre internação compulsória e seus diferentes enfoques

Para garantir a continuidade da discussão pública sobre os temas da internação compulsória e de álcool e outras drogas, o CFP promoveu, nesta sexta, das 10h às 17h, o seminário online “Aspectos Técnicos Políticos da Internação Compulsória e Interdição”, com profissionais de diferentes áreas.

“Este é um tema muito atual, de grande interesse da sociedade e da Psicologia e nós temos procurado qualificar a discussão do Sistema Conselhos em torno deste debate, em seus diversos aspectos”, afirmou o presidente do CFP, Humberto Verona.

Mesas

Os aspectos jurídicos e políticos da internação compulsória e sua interface com a saúde mental foram tema da primeira mesa e contou com a participação da juíza Maria Lucia Karam e da representante da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos (FNDDH), Elisa Zaneratto, como debatedoras.

A segunda mesa, das 14h às 16h, abordou o tema das drogas relacionado à criminalização e violência. A mesa trouxe para discutir o assunto Maria Lúcia Karam e a integrante do Coletivo Desentorpecendo a Razão, Ilana Mountian.

Para a mesa de abertura, o seminário teve a presença, além de Humberto Verona; do coordenador nacional da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Pedro Paulo Bicalho; e do conselheiro do CFP, Aluízio Brito.

“Ao se falar da internação como política pública, nós estamos juntos com a Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos, fazendo propostas e organizando debates em todos os estados. Os debates têm apontado para as estratégias de cuidado nas redes públicas de saúde, sempre defendendo o projeto de cuidado em liberdade, do usuário como cidadão”, completou Verona.

Deixe um comentário