Notícias

CFP participa de encontro de entidades da Assistência Social

O Fórum Nacional de Assistência Social (FNAS) promoveu o Encontro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social, no dia 17 de setembro, em Brasília-DF.

Com o tema “Sociedade Civil e Controle Social”, o evento debateu a importância da organização da sociedade civil para incidência política no campo da Assistência Social. “A Assistência Social envolve diferentes instituições e este encontro procura congregar todas elas para construir a política”, afirmou Iolete Ribeiro, integrante do FNAS e representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP) no Fórum. Segundo ela, o CFP, enquanto entidade de classe, também é parte desse projeto de construção da política de Assistência Social.

A mesa de abertura foi composta pela representante do FNAS, Iolete Ribeiro, pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Renato Francisco dos Santos Paula e pela secretária adjunta da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Valéria Gonelli, que representou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes.

Para o vice-presidente do CNAS, a Assistência Social vive um momento particular no Brasil, com mudanças significativas como, por exemplo, dos atores que compõem a política. “No Sistema Único de Assistência Social (SUAS) acredito que o processo de reordenamento institucional seja mais includente, com novos atores, novas organizações participando da discussão da política”, opinou. Ao falar sobre o FNAS, Renato Paula disse que esse é o espaço da diversidade da política e propicia maior interlocução entre os vários atores.

“Essa diversidade, esse reordenamento nos traz o desafio: qual é a pauta que nós conseguiremos hegemonizar no sentido de atender interesses públicos e coletivos a ser desenvolvidos no SUAS?”, questionou Renato Paula. “O desafio é construir a unidade na diversidade”, indicou.

A secretária adjunta da Secretaria de Assistência Social, Valéria Gonelli disse que a solidez do SUAS passa por esse processo de construção coletiva. “Temos ainda uma imensidão de esforços para implementar o SUAS. Acho que o desafio maior que precisamos nos unir é contra a desigualdade social”, disse.

Ao final do encontro será realizada a Assembleia do FNAS para eleger a coordenação política do Fórum para os próximos dois anos.

Deixe um comentário