Notícias

CFP participa de seminário para discutir combate à homofobia no ambiente de trabalho

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), representado pelo presidente Humberto Verona, participou do I Seminário Nacional de Gestores e Trabalhadores no Combate à Homofobia, na quinta-feira, 29 de abril, em Brasília. Com o objetivo de promover a inserção social e a imagem positiva das travestis e combater a violência e a discriminação. O evento foi realizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), por meio da coordenação-geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

A atividade reuniu entidades sindicais, movimentos e conselhos profissionais para discutir direitos dos trabalhadores e trabalhadoras LGBT. “A SEDH propôs este encontro pensando em uma sociedade melhor e no enfrentamento à homo, lesbo e transfobia nos ambientes de trabalho. Garantir a possibilidade de assumir opção sexual nos espaços de trabalho é também uma questão de saúde mental”, disse Mitchelle Meira, coordenadora geral da CGLBT da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Para o presidente do CFP, o tema se insere na luta da Psicologia pela construção de uma sociedade democrática. “Na Psicologia, enquanto tivermos possibilidade de conduzir processos de desenvolvimento da profissão no Brasil, estaremos sempre em caminho que procure valorizar a construção democrática e a garantia de direitos”, afirmou.

Na mesa, foi feito o lançamento da pesquisa que o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) fará em junho, sobre a “A atuação dos psicólogos em políticas de diversidade sexual e promoção da cidadania LGBTT”, cujo objetivo é conhecer o trabalho dos psicólogos na área para a elaboração de um documento de referência para atuação nesta política. A pesquisa estará disponível, a partir do dia 7 de junho de 2010, na página do Crepop.

Deixe um comentário