Notícias

CFP realiza debate on line Desafios da Psicologia na Interface do Trânsito com a Mobilidade

Com o objetivo de iniciar as discussões e preparar os profissionais envolvidos ou interessados no tema para o Seminário Nacional Psicologia, Trânsito e Mobilidade: O Espaço Público como um Direito de Todos, que será realizado em outubro, o Conselho Federal de Psicologia promoverá o debate on line Desafios da Psicologia na Interface do Trânsito com a Mobilidade, na sede do CFP, em Brasília, dia 21 de agosto, às 19 horas.

O debate terá como foco a multiplicidade e a complexidade do sistema trânsito e mobilidade, ampliando a perspectiva do Psicólogo na área, para além das avaliações psicológicas.

O público-alvo é profissional de diversas áreas e pessoas que de alguma forma estão envolvidas com a temática.

O CFP entende que o assunto trânsito é transversal a diversos temas e está presente na maioria das relações sociais. Por isso, a atuação do profissional da Psicologia não pode ser dirigida apenas à avaliação psicológica de motoristas.

O comportamento no trânsito, seja do pedestre ou do motorista, suas causas e consequências, são expressões das relações sociais e de poder vivenciadas cotidianamente. Dessa forma, as reflexões sobre o trânsito extrapolam a Psicologia e atingem questões como consumo, poder, segurança, rapidez, velocidade, subjetividade, independência, organização social, estrutura das cidades, deslocamento, mobilidade, cultura, entre outras. Essas questões levam a ações para prevenção, mudança de comportamento e de hábitos, bem como, a adequação dos espaços.

O debate conta com a seguinte configuração:

Coordenação:
• Andréa Nascimento – Conselheira do CFP, responsável pelo tema trânsito.

Palestrantes/debatedores:
• Amélia Luisa Damiani – Doutora em Geografia Humana, professora da Universidade de São Paulo – USP
• Marcos Bicalho – Superintendente Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP
• Edinilsa Ramos – Psicóloga, pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz

Em breve, mais informações sobre o Seminário no site www.pol.org.br

Deixe um comentário