Notícias

Conferência estadual vai debater a saúde da mulher

Nós, mulheres brasileiras, paulistas, trabalhadoras, sindicalistas e da saúde

Será realizada a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, entre os dias 6 e 8 de junho de 2017. Na atual conjuntura queremos ressaltar a importância da participação das mulheres nos debates que irão acontecer nos municípios e nos conselhos de saúde acerca do direito das mulheres à saúde e em defesa do SUS.

Precisamos reafirmar o debate e aprofundar as ações para que se efetive de fato os princípios e diretrizes do SUS. É necessário compreender a saúde como direito humano, garantindo a universalidade, equidade e integralidade do SUS, tendo como base políticas que reduzam a desigualdade sociais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 na Lei nº 8080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8142 de 28 de dezembro de 1990.

A secretaria de mulheres do SindSaúde-SP tem acompanhado o debate e a organização da Conferência Estadual e desde já convocamos as trabalhadoras da saúde, movimentos sociais, sindicatos, centrais sindicais e o governo para participar das etapas municipais e macrorregionais. Nestes espaços serão eleitas as delegadas para etapa Estadual, que posteriormente escolherá as representantes para a Conferência Nacional.

Veja o Regimento aqui e o calendário aqui.

Deixe um comentário