Notícias

Conselho universitário da PUC de São Paulo destitui reitora nomeada por cardeal

São Paulo – A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) continua sem reitor definido. O Conselho Universitário (Consun) da instituição, em reunião hoje (12) pela manhã, desconstituiu a homologação da lista tríplice de candidatos à reitoria. O órgão colegiado a havia homologado em 20 de setembro, mas decidiu voltar atrás depois de o Centro Acadêmico da faculdade de Direito ter entrado com um recurso no final do mês passado, pedindo a impugnação da candidatura da professora de Letras Anna Cintra, que havia se comprometido em não assumir o cargo, caso fosse nomeada sem a maioria dos votos dos estudantes, funcionários e professores. Ela aceitou sua nomeação pelo grão-chanceler da universidade e tomou posse no final de outubro.

Nove faculdades da PUC-SP estão em greve desde que Anna foi nomeada. O movimento estudantil exige uma reitoria eleita democraticamente. No estatuto da universidade, é o grão-chanceler, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que escolhe quem rege a instituição, a partir da lista tríplice de candidatos ao cargo enviado pela comunidade. O grão-chanceler, tradicionalmente, nomeia o candidato mais votado, mas dessa vez optou pela menos votada. O Consun é o órgão responsável por encaminhar a lista ao cardeal, mas agora, com a homologação destituída, a escolha por Anna torna-se nula.

O Consun havia suspendido a posse de Anna até hoje, quando ocorreria essa reunião, e apontado o conselheiro Marcos Tarciso Masetto para assumir como reitor interino. O grão-chanceler, entretanto, havia ignorado a decisão do órgão, pois considerava-a ilegal e manteve a posse de Anna.

O Centro Acadêmico 22 de Agosto entrou, então, com um processo na Justiça de São Paulo contra o cardeal e contra a Fundação São Paulo (Fundasp), que mantém a universidade e da qual ele é presidente. E ontem, foi expedida uma liminar do juiz Anderson Cortez Mendes, da 4ª Vara Cível, reconhecendo a resolução do Consun que suspendia a posse da reitora e garantindo a reunião de hoje.

A decisão do Consun foi tomada com 21 votos a favor e um contra. Agora, espera-se pela manifestação da Fundasp.

Deixe um comentário