Notícias

CRP-SP abre edital para Mediador Independente

Até o dia 17 de março estão abertas as inscrições para Mediador Independente do CRP SP. Conforme a Resolução CFP Nº 007/16, de 21 de junho de 2016, aprovada por unanimidade na APAF de maio de 2016, ficou determinada a criação, pelos Conselhos Regionais de Psicologia, das Câmaras de Mediação, que tem como objetivo conduzir os procedimentos de mediação e outros meios consensuais e restaurativos de resolução de conflitos nos processos ético-disciplinares.

O CRP SP tem pautado a necessidade de mudança de paradigma na condução de processos éticos, priorizando uma ética da responsabilização em detrimento da lógica punitiva e também a necessidade de promover uma transformação das práticas da(o) psicóloga(o), em uma relação dialógica entre categoria, usuários dos serviços psicológicos e demais atores da sociedade, tratando de situações de conflito em uma lógica de acesso e promoção de justiça. O mediador auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos e, na medida do possível, reparando o dano eventualmente causado e restaurando os laços sociais.

Os mediadores realizarão trabalho voluntário em atividades esporádicas, sem vínculo empregatício. Dentre as exigências para inscrição, o candidato deverá ser graduado há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e ser formado em Mediação, observando os parâmetros mínimos do Conselho Nacional de Justiça. Para saber mais sobre os pré-requisitos para inscrição e demais informações, clique aqui e acesse o edital.

Deixe um comentário