Notícias

CRP/SP organiza Encontro Interdisciplinar sobre Psicologia e Povos Indígenas

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP SP vem realizando uma série de ações com o intuito de aproximar a Psicologia e os psicólogos das questões que envolvam a saúde dos povos indígenas e seus agravos. Constituímos um grupo de trabalho, em cuja página eletrônica (www.crpsp.org.br/povos) podemse encontrar o histórico dessas ações, legislação de interesse e outras informações relevantes.

Em 2009, temos realizado Encontros Interdisciplinares nas regiões onde resistem as 36 aldeias existentes hoje no Estado, articulando a localização das mesmas às regiões de abrangência das subsedes do Conselho. A intenção é propiciar o diálogo entre profissionais de diversas áreas, seus saberes e práticas, compreendendo que a atuação nessa área deve se pautar pela interdisciplinaridade. Os encontros contam ainda com a presença de lideranças indígenas locais.

Favorecemos a participação dos presentes nos debates e rodas de conversa, que são registrados em áudio para aproveitamento posterior na sistematização das reflexões produzidas. No primeiro semestre, os eventos foram realizados em Boiçucanga/São Sebastião (Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte) e Itanhaém (Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira).

Este evento ocorrerá em Tupã (Subsede de Assis), sendo que participarão profissionais e indígenas também das regiões de Bauru, Itaporanga e Barão de Antonina.

Além deste encontro, neste semestre pretendemos realizar um colóquio na Capital, em novembro. Contamos com a presença de todos.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais da Psicologia, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Antropologia; equipes e gestores da Saúde, especialmente da Saúde Mental, equipes de Saúde da Funasa e demais interessados.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Lumena Celi Teixeira (coord.); Elisabeth Pastore; Luiz Eduardo Valiengo Berni; Camila Regina Los Reis Fidalgo; José Ricardo Portela; Fernando Luiz Zanetti.

—————————————————————–
*Encontro em Tupã*
Dia 2 de outubro de 2009
Local: Faculdade da Alta Paulista
Rua Mandaguaris, 1.010, Tupã
Inscrições:
São gratuitas e podem ser feitas por telefone ou e-mail, junto à Subsede de Assis.
Tel.: (18) 3323-2111
e-mail: assis@crpsp.org.br

Deixe um comentário