Notícias

Manifestantes fazem marcha em Brasília por reforma psiquiátrica

Quase 2 mil pessoas de vários estados marcharam nesta quarta-feira (30) pela Esplanada dos Ministérios para pedir melhores condições de tratamento para doentes mentais de todo o país. Usuários do sistema de saúde mental, seus parentes, médicos e enfermeiros organizados em diversas associações lutam por maior rapidez na implantação Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, que visa acabar com o encarceramento dos doentes. O movimento é encabeçado pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila) e o Conselho Federal de Psicologia.

O protesto, que também teve diversas atrações culturais e uma agenda de audiências com autoridades federais, durou o dia todo em clima de festa. Instaladas em quatro tendas montadas no gramado central da Esplanada, as várias caravanas de 12 estados da federação se confraternizaram e puderam assistir a um desfile de moda da grife Das Doida, de São Paulo, e apresentações musicais das bandas Harmonia Enlouquece (RJ), Trem Tan Tan (MG), Devotos de São Doidão (MG) e Airton Meireles (MG), formadas por usuários da saúde mental.

*Governo vai convocar conferência para discutir a saúde mental no país*
O governo vai convocar a 4ª Conferência Nacional de Saúde Mental para discutir entre outros assuntos a questão da saúde mental no Brasil. A decisão é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi comunicada pelo seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, aos representantes da Marcha pela Reforma do Sistema Psiquiátrico.

O grupo entregou a Gilberto Carvalho um relatório com as denúncias de mortes de pessoas com transtornos mentais nas unidades de internação por uso indevido de medicamentos.
De acordo com a secretaria executiva da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Nelma Melo, Carvalho entendeu a urgência de tomar as medidas para combater o problema “das mortes nos hospitais psiquiátricos”.

Segundo ela, a expectativa é de que a conferência seja realizada em 2010. O último encontro nacional para discutir a assistência à saúde mental foi realizado em 2001.

Durante a marcha, os manifestantes pediram a humanização das políticas públicas para o tratamento de 23 milhões de brasileiros com distúrbios mentais.

*Fonte: Agência Brasil com clicabrasilia.com.br*

Deixe um comentário