Notícias

CUT e movimentos sociais irão às ruas na terça (12) em ato nacional pelo Plebiscito Constituinte

A bandeira do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político será levada às ruas do país pelos movimentos social e sindical como eixo principal do Dia Nacional de Luta, 12 de agosto, quando também se comemora o Dia Internacional da Juventude.

Em São Paulo, a atividade ocorrerá em frente ao Teatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo s/nº, no centro da capital, às 16h, com passeata na região.

O tema representa os anseios do povo brasileiro vistos pelas capitais brasileiras quando milhares de pessoas ocuparam avenidas e ruas com gritos de ordem e faixas dizendo que “o atual sistema político não nos representa!”. Entre as questões estampadas em cartazes estavam o passe livre e a insatisfação com o transporte, saúde e educação públicos.

O Plebiscito Constituinte significa construir um novo sistema político por meio de uma assembleia de representantes eleitos pelos brasileiros/as. Esta luta permitirá debater a reforma política, financiamento de campanha eleitoral, maior representação de mulheres, negros e indígenas no Congresso, além de ampliar a construção de mais canais para uma participação direta e popular. Sem uma reforma constitucional, será difícil avançar na luta pela liberdade, justiça e igualdade no Brasil.

A atividade prepara também para a votação do plebiscito. Em urnas espalhadas por todo o país, tod@s poderão votar na consulta que será entre 1º e 7º de setembro de 2014, quando uma única pergunta será feita à população: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político?”

Até o momento, já foram implantados mais de 800 comitês do Plebiscito Popular Constituinte em todos os estados brasileiros. Em São Paulo, já estão formados cerca de 150 comitês. Qualquer grupo de amig@s ou de organizações pode construir um comitê para organizar as atividades do Plebiscito por rua, bairro ou região.

Mobilização em rede

Participe, divulgue e interaja utilizando as hashtags ?#‎PlebiscitoConstituinte? e @PleConstituinte no Facebook e no Twitter.

Para entender melhor:

– Conheça o jornal da Juventude que traz, entre outros temas, as questões relacionadas ao Plebiscito Constituinte (clique aqui). 

– Leia a Cartilha Nacional de Formação do Plebiscito Constituinte (Clique aqui)

– Baixe o jornal nacional do Plebiscito Constituinte (Clique aqui)

Serviço
Dia Nacional de Lutas pelo Plebiscito Constituinte
Quando: 12 de agosto de 2014
Horário: A partir das 16h
Local: Praça Ramos de Azevedo s/nº, no centro de São Paulo – SP

Deixe um comentário