Notícias

CUT São Paulo promove curso de gestão e políticas públicas; inscrições até 27/10

Em parceria com a Fundação Perseu Abramo, formação à distância é voltada à militância dos movimentos sociais e sindical

Difusão de conhecimento em gestão e políticas públicas é o tema do curso que se realizará de novembro deste ano a março de 2016, numa parceria entre a Secretaria de Formação da CUT São Paulo, a Escola Sindical SP e a Fundação Perseu Abramo. O objetivo é capacitar militantes para o debate e a formulação de políticas públicas, difundir conhecimentos necessários a uma formação crítica e política e, ainda, oferecendo um espaço de troca de experiências.

O curso é gratuito, aberto à participação de qualquer interessado, não sendo necessária formação superior. A contrapartida é que cada entidade ou cursista arque com os custos das aulas presenciais (despesas de transporte, alimentação e, se necessário, hospedagem).

A formação será à distância, mas haverá encontros presenciais com participação obrigatória, sendo uma aula de abertura, três oficinas e o encerramento do curso. Também é necessário ter acesso à internet banda larga por pelo menos uma hora diária para o estudo dos conteúdos.

As inscrições devem ser feitas até 27 de outubro, enviando a ficha de inscrição para escolasp@uol.com.br, aos cuidados de Lourdes.

A aula inaugural do curso será no próximo dia 4 de novembro, a partir das 17h, com a presença do economista Marcio Pochmann, no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo, na Av. Pedro Álvares Cabral nº 201, em frente ao Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Na ocasião, os alunos serão informados sobre a estrutura metodológica, pedagógica e receberão um treinamento sobre as atividades de Educação à Distância (EaD).

Presença e avaliação

Para ser aprovado, é necessário que o aluno tenha ao menos 75% de presença, que será considerada tendo como critérios:

a) absorção dos conteúdos: para cada aula haverá um questionário de avaliação sobre a compreensão dos conteúdos, com cinco questões de múltipla escolha para resposta obrigatória. A realização da avaliação conta como ½ presença em aula, independente da nota.

b) participação: a segunda metade da presença se dará pela participação nos fóruns. Cada aula contará com um fórum de discussão na internet e a participação com pelo menos um comentário contará como parte da presença. 

Haverá, ainda, uma avaliação final por escrito, presencialmente, na última aula do curso, em 19 de março de 2016, em local a definir.

Programa

Os conteúdos foram organizados em cinco núcleos temáticos: introdução à política, metodologias de análise de conjuntura, o Estado pós-neoliberal, projetos para o Brasil e intérpretes do Brasil, sendo que o último núcleo discutirá a formação da sociedade brasileira a partir de textos clássicos de autores como Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes e Milton Santos.

Confira o calendário detalhado:

4/11/15 – Aula inaugural, às 17h, na Assembleia Legislativa de SP

9/11/15 – Liberação das atividades do Núcleo Temático 1 – Ambiente Virtual (AV)

23/11/15 – Liberação das atividades do Núcleo Temático 2 – (AV)

28/11/15 – 1ª Oficina presencial (local a definir)

4/12/15 – Liberação das atividades do Núcleo Temático 3- (AV)

18/12/15 – Liberação das atividades do Núcleo Temático 4- (AV)

30/01/16 – 2ª oficina presencial (local a definir)

3/02/16 – Liberação das atividades do Núcleo Temático 5- (AV)

20/02/16 – 3ª oficina presencial (local a definir)

19/03/16 – Encerramento do curso: presencial (local a definir)

Serviço
Curso “Difusão de conhecimento em gestão e políticas públicas”
Inscrições gratuitas: até 27/10, pelo e-mail escolasp@uol.com.br – A/C Lourdes (baixe a ficha de inscrição clicando aqui)

Período de realização: de  4/11/2015 a 19/03/2016

Informações: (11) 5084-2131

Realização: CUT São Paulo, Escola Sindical SP e Fundação Perseu Abramo

Deixe um comentário