Notícias

CUT-SP lança 1º Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro

Trabalho decente é o tema do concurso, com inscrições até 22 de março. A premiação será em 29 de abril. Participe!

Trabalho Decente é o tema do 1º Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro, que integra a programação de atividades do 1º de Maio 2014 da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP). O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais e as inscrições poderão ser feitas até 22 de março, por meio do hot site www.1demaiocutsaopaulo.com.br.

Um trabalho em cada categoria será eleito pelo voto popular eletrônico, no hot site do 1º de Maio da CUT-SP. O período de votação vai de 23 de março a 7 de abril. Serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria (amador e profissional).

O 1º lugar profissional ganhará um final de semana com hospedagem no Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis (SC), com direito a acompanhante. O 1º lugar amador será contemplado com uma câmera digital Fuji S4800 16Mp. Tanto para a categoria profissional quanto para amador, o prêmio ao 2º lugar será um tablet Samsung de 7″ e, para o 3º lugar, um Smartphone LG E405.

Dez fotos de cada categoria serão selecionadas para fazer parte da exposição itinerante que será inaugurada na cerimônia de premiação, marcada para 29 de abril. Posteriormente, a exposição deverá percorrer as demais 18 Subsedes da CUT/SP em todas as regiões do estado.

O evento, organizado em parceria com o Coletivo de Cultura da CUT-SP, tem como objetivo estimular a arte e a linguagem fotográfica voltadas para a ação sindical e para a organização do trabalhador e da trabalhadora. “A fotografia mostra a realidade da classe trabalhadora e é, além disso, um instrumento para ajudar na reflexão e educação política classista, de estímulo à unidade da classe e de denúncia das práticas do capital”, definiu Adi dos Santos Lima, presidente da CUT-SP.

Acesse a ficha de inscrição clicando aqui.

“Temos muito orgulho de realizar este concurso, porque mostra a dimensão do aspecto artístico dos trabalhadores e a pluralidade das ações do Coletivo. Ano passado fizemos o Concurso de Poesia, cuja participação e qualidade surpreenderam”, destacou o coordenador do Coletivo de Cultura, Benedito Augusto de Oliveira, o Benão.

Trabalho Decente

Poderão participar do concurso tanto fotógrafos amadores quanto profissionais. As imagens enviadas deverão ater-se, obrigatoriamente, ao tema proposto para o concurso: Trabalho Decente – mesmo tema do Concurso de Poesia realizado no 1º de Maio de 2013.

Para a CUT, trabalho decente é aquele que é exercido em condições de liberdade, com remuneração adequada,  igualdade e segurança, capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores e trabalhadoras, como define a OIT (Organização Internacional do Trabalho). “Não é possível mais convivermos com situações onde os trabalhadores são impedidos de se organizar no local de trabalho, não têm carteira assinada, não têm poder de compra, são discriminados e até mesmo escravizados. Estas situações têm que acabar e, para isso, precisam ser denunciadas”, explicou o presidente da CUT-SP.

Como participar

Cada participante poderá enviar para seleção até três imagens digitalizadas, coloridas ou preto e branco, com resolução de 300 dpi’s, no formato JPG. Cada arquivo deverá ter no máximo 1Mb. Imagens fora desse tamanho serão rejeitadas pelo sistema de inscrição.

Todas as imagens digitalizadas deverão ter no “File Info” (Informações do Arquivo), ou em “Propriedades”, as seguintes informações, pela ordem: título da foto, autor, local, data e breve descrição de, no máximo, quatro linhas, dos fatos ou personagens registrados.

Posteriormente, será solicitado aos autores das fotos selecionadas pelo público internauta (10 de cada categoria) o reenvio das mesmas em tamanho de 1Mb até 3Mb, formato necessário para impressão das imagens que participarem da exposição fotográfica.

Comissão

O envio do material não garante a participação no concurso. As fotografias serão avaliadas e selecionadas por uma Comissão formada por profissionais da área, cabendo a essa Comissão a responsabilidade pela seleção das imagens. Os concorrentes cujo(s) trabalhos(s) forem selecionados terão seus nomes divulgados em abril no site da CUT/SP e no hot site do 1º de Maio.

Ao enviar as imagens, o concorrente estará automaticamente concordando com oTermo de Cessão de Direitos Autorais, em que cede, sem custo para a CUT-SP, os direitos de uso das fotografias para fins de exposição e divulgação das imagens nas mais variadas mídias. Além disso, ele também se responsabiliza por qualquer contestação de terceiros, seja no que se refere ao direito autoral, como também ao direito de imagem.

Não poderão participar do concurso funcionários e diretores da CUT-SP, bem como seus parentes.

Homenagem

O 1º Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro recebeu essa denominação em homenagem ao ex-professor e ex-dirigente da CUT-SP, que morreu em 5 de setembro de 2013. Conhecido como Carlão da Apeoesp, o dirigente sempre será lembrado como educador dedicado, guerreiro da classe trabalhadora e grande defensor do ensino público de qualidade.

1º Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro
Tema: Trabalho Decente
Inscrições: Gratuitamente, até 22 de março, exclusivamente pelo hot site www.1demaiocutsaopaulo.com.br

Deixe um comentário