Em destaque, Notícias

Dez razões para a jornada de 30 horas

O SinPsi-SP apoia a iniciativa da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e outras entidades do Sistema Conselhos que está promovendo um abaixo-assinado virtual para a aprovação do projeto de lei PL 1214/2019, que define a jornada de trabalho de psicólogas/os em 30 horas semanais.  

O documento divulgado elenca dez razões para que o PL seja aprovado e afirma que isso “impacta diretamente na qualidade da prestação dos serviços de psicólogas e psicólogos que atuam em áreas como educação, esporte, tráfego, justiça, segurança pública, assistência social e saúde, entre outros importantes campos e políticas de cuidado. Por conseguinte, é uma proposição que beneficia a qualidade de vida da população brasileira.

A aprovação da jornada de 30 horas representa, também, isonomia para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Clique aqui para participar desse abaixo-assinado

Dez motivos para aprovar a lei

1. O exercício da Psicologia, que lida com problemas ligados aos cuidados com a saúde e torna insalubre jornadas extensas de trabalho.

2. O adoecimento constatado em psicólogas/os que cumprem jornadas extenuantes de trabalho, impactando o próprio equipamento em que está lotado.

3. A jornada de até 30 horas já está prevista na legislação de parte considerável de municípios e estados, o que torna infundado o argumento de aumento de orçamento. 

4. A comprovação da Organização Internacional do Trabalho de que a diminuição de horas trabalhadas aumenta a eficiência laboral e a qualidade dos serviços prestados. 

5. A redução de jornada de trabalho tornará equânime relações de trabalho em que eles desempenham funções semelhantes a outras profissões que já cumprem jornada de trabalho de até trinta horas, como dos assistentes sociais. 

6. O exercício da Psicologia demanda trabalhos externos à prática em si, como a obrigação dos registros dos serviços realizados, necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo etc. 

7. Nas profissões que já possuem a jornada semanal de até 30 horas, como o Serviço Social e a Fisioterapia, houve melhoria na organização dos processos de trabalho. 

8. Atualmente, 40% das/os trabalhadoras/es da área da saúde já cumprem jornada de até 30 horas.

9. Uma lei da União auxiliará a uniformizar legislações de outros entes federados, de modo a garantir condições de trabalho mais isonômicas entre profissionais.

10. A defesa da jornada semanal de até 30 horas para a Psicologia insere-se na defesa da saúde como direito universal e articula-se com a defesa de políticas públicas no âmbito do SUS do SUAS.

Related Posts