Notícias

Dia Internacional da Síndrome de Down: precisamos falar sobre respeito e inclusão

Síndrome de Down não é doença,  pessoas com SD  não são todas iguais, não devem ser tratadas como coitadinhas, têm opinião e direito constitucional à inclusão e à cidadania

Dia 21 de Março é comemorado o dia Internacional da Síndrome de Down. A data faz alusão a trissomia 21 devido a uma mutação genética causando assim, uma cópia extra de uma parte do cromossomo 21. Portanto, 21/3 (ou 3-21).

A importância desta data é a conscientização da sociedade dos direitos igualitários e inclusão social das pessoas portadoras da Síndrome de Down.

No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez em  2006. Mas teve mais ênfase no ano seguinte, quando a mídia enfatizou a síndrome através da novela Páginas da Vida. Anos depois que foi sancionada a lei nº13. 146, de 2015, denominada com a Lei Brasileira da Inclusão Social.

Síndrome do Down (SD) desperta interesse em várias areas de estudos, entre elas a psicologia, fonoadiologia, fisioterapia e medicina, abrindo assim, possibilidades de trabalhos multiprofissional junto aos portadores  SD
 
As pessoas com síndrome de Down têm algumas características físicas especificas, tais como: implantação das orelhas mais baixa que o normal, língua grande e pesada, olhos oblíquos, puxadinhos para cima, atraso no desenvolvimento motor, fraqueza dos músculos, presença de apenas uma linha da mão, estatura baixa, entre outras

A psicologia auxilia o desenvolvimento de portadores SD, no campo emocional, desenvolvendo trabalho focado no portador SD e familiares com objetivo de melhorar a qualidade de vida, como também promover desenvolvimento intelectual, emocional e ajuste na sociedade promovendo maior possibilidade no mercado de trabalho, melhorar o campo educativo, ou seja, ampla inclusão social.

Esse trabalho do psicólogo seria mais vantajoso se realizado com grupo de especialistas e os pais, para juntos trocarem informações, promoverem um trabalho mais profundo no sentido de promover mais estimulação motora perceptuais e cognitiva e, reforçando um vínculo familiar mais profundo.

Para finalizar, Sindrome de Down não é doença,  pessoas com SD  não são todas iguais, não devem ser tratadas como coitadinhas, têm opinião e direito constitucional à inclusão e à cidadania.

Referência.
Movimento Down, 10 coisas que você precisa saber sobre a síndrome  de Down.
Brasil, Lei  nº. 13.146, de 6 de julho 2015, Brasileira da Inclusão da pessoa com Deficiência. ( Estatuto da pessoa com deficiência.
Coelho, Charlette a Sindrome de Down.
Folly, Debora Silva Guedes. Rodrigues Maria do Rosário de Fatima. O  Fazer do psicólogo e a síndrome de Down: uma revisão literária.

Deixe um comentário