Notícias

Dona Ivone Lara morre aos 97 anos no Rio de Janeiro

Formada em Enfermagem, trabalhou com a Doutora Nise da Silveira e atuou como assistente social até 1977, quando decidiu se dedicar exclusivamente à música

 

A sambista Dona Ivone Lara morreu na noite desta segunda-feira (16) no Rio de Janeiro. Ela estava internada há duas duas semanas para tratar de uma infecção renal, que acabou levando a um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. Na última sexta-feira (13), ela completou 97 anos.

Nascida no Rio de Janeiro, de mãe cantora e pai violonista, após os 12 anos foi criada pelos tios, de quem absorveu o gosto pelo samba. Formou-se em Enfermagem, trabalhou com a Doutora Nise da Silveira – pioneira do tratamento psiquiátrico humanizado no Brasil – e atuou como assistente social até 1977, quando decidiu se dedicar exclusivamente à música.

Casou-se com Oscar Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, com quem teve dois filhos, Alfredo e Odir. Já pela Império Serrano, foi a primeira mulher a vencer a disputa de um samba-enredo em 1965, com o tema Os Cinco Bailes da História do Rio. Em 2012, seria ela o tema do samba-enredo da escola.

Teve 19 discos discos lançados, e músicas interpretadas por Maria Bethânia, Elba Ramalho, Criolo, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Arlindo Cruz e Adriana Calcanhoto, dentre tantos. Acreditar (1976), Alguém Me Avisou (1980) e Sonho Meu (1978) estão entre seus maiores sucessos. Segundo à família, Dona Ivone deixou cerca de 40 canções inéditas.

Deixe um comentário