Notícias

Eleições SinPsi

Chapa “Ousadia e Coerência” divulga plataforma de gestão para o próximo triênio

*Programa de gestão*
Nossa Chapa se reivindica pertencente às tradições do movimento sindical classista, de luta e combativo, que se orienta por uma visão que ultrapassa o corporativismo, afirmando compromissos sociais de cidadania e democracia e, ao mesmo tempo, mantendo identidade com o pensamento crítico e ideais transformadores da sociedade brasileira. Seguimos filiados à CUT entendendo ser a Central que mais claramente representa essa herança histórica.

As tranformações políticas da história recente do país tem colocado ao sindicalismo uma difícil questão. Eleito um governo que, em grande medida, é fruto dos embates do movimento social desde os tempos de combate à ditadura, cabe ao movimento sindical apoiar e reconhecer os avanços por que passa o Brasil, mas aproveitando a conjuntura favorável, intensidifcar suas lutas e fortalecer sua posição de classe. Aliás, o último congresso da CUT reconheceu que há dois projetos em disputa e que cabe aos trabalhadores definirem o “lado”, mas conclama o movimento sindical seguir na disputa das políticas públicas mantendo a mobilização da classe em defesa de seus interesses.

O SinPsi tem um constante desafio que é ser capaz de fazer a representação sindical da categoria, negociando, buscando conquistas e fazendo a defesa dos direitos já existentes, mesmo com o fato de sermos dispersos em diversos locais de trabalho, esferas e formas de contratação e de trabalho. Atuar em aliança com outras entidades, articuladamente, aumenta nossa força de pressão e nossa capacidade de pautar questões específicas da categoria.

O esforço é estarmos presentes nos espaços de negociação, desde os propriamente sindicais (dissídios) aos que indiretamente possam influenciar a qualidade do exercício profissional e ao mesmo tempo atuar nas diversas frentes de luta da sociedade por direitos fundamentais do ser humano e pelos avanços sociais e da cidadania. Sem perder nossa identidade de classe trabalhadora, afirmamos a cada dia que as (os) psicólogas (os) podem reconhecer no SinPsi o defensor de seus direitos e interesses.

Com esse pano de fundo e respeitando a trajetória recente, reconhecendo os acertos e buscando superar nossas deficiências é que apresentamos nossa plataforma de gestão para o triênio 2010/2013.

***Organização Sindical:***
– Atuar junto à Central, CUT, sempre integrado às lutas gerais dos trabalhadores, buscando potencializar nossas pautas específicas;
– Consolidação de subsedes em regiões do estado;
– Intensificar a relação com os estudantes de Psicologia com implementação da pré-filiação sindical;
– Dinamizar a nossa comunicação sindical apostando na produção de conteúdos próprios dos meios eletrônicos, particularmente audiovisuais.

***Nossa Agenda de Lutas:***
– Jornada máxima de 30 horas semanais;
– Valorização dos salários com piso nacional do SUS e SUAS discutido em Mesa Nacional de Negociação;
– No setor privado, SINDHOSP e SINDHOSFIL, construir negociação envolvendo o Ministério Público do Trabalho;
– Abrir negociação com as operadoras e administradoras dos planos de saúde;
– Combate às contratações precárias por ONGs e instituições filantrópicas;
– Defesa da Psicologia como profissão essencial para a qualidade da educação;
– Atuação articulada com as lutas de caráter geral como a defesa da democracia e dos direitos a cidadania, com ênfase nas políticas públicas que buscam garantir justiça social;
– Luta contra todas as formas de preconceito e discriminação;
– Contra as privatizações da saúde, educação e outros serviços que são direitos essenciais da cidadania;
– Participação nas instancias de controle social;
– Direitos das crianças e dos adolescentes, questão de gênero, saúde mental, orientação sexual, são exemplos de temas revestidos de caráter especial para a nossa profissão, pela qualidade e intensidade de nossa inserção social nessas questões e pelo reconhecimento social da natureza do trabalho do psicólogo;
– Nossa Chapa, Ousadia e Coerência, reafirma seu compromisso de contribuir para que a psicologia possa ser uma profissão indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

***O Mandato que se encerra agora***
A gestão 2007/10 se propôs a alguns desafios organizativos e uma plataforma de lutas que devem ser os balizadores de um processo de avaliação. Claro que entre o planejado e o realizado há quase sempre uma distância, pois o ato de planejar incorpora nossa vontade. Mas não necessariamente se faz menos, na dinâmica da luta é possível acontecer surpresas positivas.

Foi assim o caso da eleição na nossa Federação Nacional, a FenaPsi. Estando de fora por quase uma década, o SinPsi, como apontou nosso programa, se reintegrou com a tarefa de fortalecer a entidade, resgatando-a da paralisia e crise de representatividade. O resultado foi que, desde setembro do ano passado, assumimos a presidência da FenaPsi que hoje congrega 20 sindicatos ou comissões pró-sindicatos.

Juntamente com a criação desse importante instrumento de luta para atuar com os temas nacionais, como mesas de negociação e projetos de lei no Congresso Nacional, fortalecemos nossa relação com o conjunto das entidades da psicologia, particularmente o sistema conselhos, o que nos permitiu uma sinergia na articulação da defesa da profissão com a defesa dos legítimos interesses da categoria.

Fortalecemos também nossas relações com o conjunto do movimento sindical ocupando espaços importantes na nossa Confederação de Seguridade Social (CNTSS), na Federação Estadual (FETSS) e na CUT-SP.

Tivemos uma importante atuação na inclusão da psicoterapia no rol de procedimentos da ANS (saúde suplementar) e na posterior ampliação do número de sessões e, a partir da nossa presença nesses fóruns, iniciamos o processo de negociação para a melhoria da remuneração.

Houve avanços nas negociações no setor privado com uma recuperação do piso dos empregados em organizações filantrópicas e, no setor público, diversas negociações com prefeituras, fundação casa, TJ e outros. Nosso jurídico, reestruturado em 2008, tem atuado em diversas causas com ênfase em causas coletivas, com destaque para ação que visa garantir a contratação dos concursados do Tribunal de Justiça.

Nossa atuação na questão de saúde mental é um destaque necessário. Desde a cessão de espaço e recursos para diversas entidades e fóruns, apostando na diversidade e pluralidade de interlocutores, culminando com nossa intensa participação para garantir a Conferência Estadual de Saúde Mental.

A comunicação sindical foi amplamente reformulada e hoje o site e o boletim eletrônico sistematicamente atualizados, são instrumentos consistentes de diálogo com a categoria e é importante destacar que foram respondidas 100% das mensagens postadas no “FALE CONOSCO”.

Nossos avanços consolidam, a cada período, um novo patamar de exigências. Nosso compromisso é de construir democraticamente nossa representação e mobilização para conquistar uma maior valorização do exercício profissional.

***Chapa “Ousadia e Coerência”***

*Presidente*
Rogério Giannini

*Vice- Presidente*
Arlindo da Silva Lourenço

*Tesoureira*
Fernanda Lou Sans Magano

*1º Tesouraria*
Valéria Cristina Lopes

*Secretária Geral*
Simone Tinton de Andrade

*1º Secretaria*
Valdeluce Aparecida Maia

*2º Secretaria*
Lucio Costa

*Diretores*
Marcos Aurélio Colen Leite
Miriam Leirias
Tiago Noel Ribeiro
Fátima Regina Riani Costa
Leandro de Campos Fonseca
Cristiane Barbosa Carneiro
Luis Carlos de Araújo Lima

*Conselho Fiscal*
*Titulares*
Rosana Cathia Ragazzonni Mangini
Adalberto Boatarelli
Sandra Aparecida Cordeiro da Silva

*Suplentes*
Fábio Souza dos Santos
Cláudia Rejane de Lima.
Mariana Gersiley F. dos Santos

Deixe um comentário