Notícias

Entidades da Psicologia avaliam VII CNP e falam sobre expectativas

Diversas entidades representativas de áreas da Psicologia participam do VII Congresso Nacional da Psicologia como convidadas ou tiveram seus coordenadores eleitos como delegados ou observadores.

Leia aqui avaliações e expectativas das entidades com o Congresso e como vêem as possibilidades de intercâmbios futuros.

*Fernanda Magano – Presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi)*
Destacamos a importância da metodologia de ter um congresso que antecipa o processo eleitoral de forma a construir as políticas de gestão, de acordo com os anseios da categoria, de maneira democrática e valorizando os princípios de Direitos Humanos e de cidadania.

A Fenapsi participa desse processo com bastante intensidade, visando que ações parceiras no que tange à Psicologia Crítica do Trabalho e às condições de trabalho, que são comuns à Federação e aos Conselhos, sejam aqui referendadas.

*Monica Giacomini – Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb)*
O debate está amplo e é muito interessante a ideia das entidades presentes para contribuir com as discussões e trazer a realidade profissional. As teses são muito amplas, abordam as principais áreas da Psicologia.

A discussão será repassada na próxima reunião do Fenpb. Entidades são parceiras do Sistema Conselhos, e a ideia é que possam estar juntas, ajudando no que for necessário, nas práticas profissionais. Vamos levar discussões e teses aprovadas, e as entidades têm possibilidade de fazer todo um movimento de expansão e divulgação em suas áreas de atuação. É uma rede que ampliará o que se faz aqui.

*Beatriz Belluzzo – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee)*
Para a Abrapee, a parceria com o CFP é muito importante, especialmente neste momento após o término do Ano da Educação. Temos a tarefa de implementar os encaminhamentos, não só nos Conselhos, mas nas entidades. Podemos trazer o processo [do Ano da Educação] para o CNP, e também do Conselho para as associações, pois aqui há discussão de coletivos que atuam em todas as áreas da profissão.

A avaliação é que o CNP tem sido cada vez mais democrático, não apenas ouvindo a categoria, mas também as entidades. Me parece que há cada vez maior avanço na sistemática, na forma de escuta e construção, e os eventos preparatórios, temáticos, foram exemplo disso. Vejo evolução, processo que cada vez mais insere as entidades.

*Ana Paula Noronha – Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap)*
O Ibap está honrado em ter sido convidado. É uma inserção importante porque o CNP é evento relevante de incentivo à democracia na Psicologia, fortalecendo a profissão com vistas a seu desenvolvimento.

As discussões estão sendo muito produtivas, mesclando pessoas de diferentes regiões, diferentes histórias profissionais. Temos expectativas positivas para os próximos anos, para a próxima gestão.

*Mônica Gianfaldoni – Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (Abep)*
O CNP é alternativa, pensada já há tempo, que evidencia que a categoria dos psicólogos é preocupada com discussão ampla, com a possibilidade de ouvir diferentes perspectivas. Qualquer chapa que seja eleita já terá referências que a categoria dos psicólogos tirou, nas bases, nos congressos.

Isso mostra respeito pela ideia de diversidade da Psicologia e de campos de atuação, perspectivas, trabalhos, mas todos com esse referencial ético-político que está no nome do congresso.

A Abep entende que o convite para estarmos aqui é o reconhecimento do Sistema de que é importante a parceria com outras entidades. Também é excelente a direção de que não tem um super Conselho que cuida de tudo, mas que pode socializar para fortalecer a Psicologia.

*Delvo Ferraz – Sociedade Brasileira de Psicólogos Acupunturistas (Sobrapa)*
A Sobrapa, como entidade representativa dos psicólogos acupunturistas, participa do CNP destacando sua importância no debate de idéias e vê neste evento avanços nas discussões do tema acupuntura, haja visto que o tema chegou à etapa Nacional com referendo de 14 das 17 regiões.

Deixe um comentário