Notícias

Entidades indicam representantes para o Conselho Nacional de Saúde

Fernanda Magano será a representante da Fenapsi

Foi eleito nesta sexta-feira (14) o novo presidente do Conselho Nacional de Saúde para o mandato que se encerra em 2021. A eleição foi vencida por Paulo Zasso Pigatto, representando a Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), que obteve 42 dos 45 votos possíveis.

A equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) já declarou que estuda limitar a atuação dos conselhos nacionais, como o da Saúde e o do Meio Ambiente. Para eles o CNS, que existe desde 1954, é um resquício da administração do PT e que pode ser entraves à implementação de políticas defendidas durante a campanha eleitoral.

Cabe lembrar que plataforma de Bolsonaro não visa aumentar o investimento no Sistema Único de Saúde, que já seria prejudicado por conta de EC 95, que congela os gastos públicos em saúde e educação por 20 anos.

Na quinta (13) as entidades foram empossadas. Fernanda Magano, presidenta do SinPsi será representante da Fenapsi no CNS. Ela apontou a importância desse órgão nesse momento político. “Neste momento que o Brasil atravessa é fundamental as entidades da Psicologia estarem presentes no controle social da Saúde para garantir a realização da 16ª conferência nacional de saúde e combater o desmonte do SUS”.

Além de Fernanda, que será primeira suplente, Marisa Helena Alves estará representando o Conselho Federal de Psicologia (CFP)  

Deixe um comentário