Notícias

Dia do deficiente visual: dicas para a convivência

Hoje é o dia para se lembrar da pessoa com deficiência visual, segue algumas dicas de que fazer quando encontrá-la

Pessoa com deficiência segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007) e a Lei Brasileira de Inclusão- LBI, “é aquela que tem um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras pode obstruir sua participação plena na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. 

Hoje é o dia para se lembrar da pessoa com deficiência visual, segue algumas dicas de que fazer quando encontrá-la: 

Se você andar com uma pessoa com deficiência visual, deixe que ela segure o seu braço. Não a empurre: pelo movimento de seu corpo, ela saberá o que fazer.

Se você estiver com ela durante a refeição, pergunte se ela quer auxílio para servir ou cortar, e explique a posição dos alimentos no prato.

Se você for auxiliar a pessoa com deficiência visual a atravessar a rua, pergunte-lhe antes se ela necessita de ajuda, e, em caso positivo, atravesse-a em linha reta, senão ela poderá perder a orientação.

Se ela estiver sozinha, identifique-se sempre ao aproximar-se dela. Nunca faça brincadeiras como “adivinha quem é?”

Se for orientá-la a sentar-se, coloque a mão da pessoa sobre o braço ou encosto da cadeira e ela será capaz de sentar-se facilmente.

Se você observar aspectos inadequados quanto a sua aparência, não tenha receio em avisá-la discretamente a respeito (por exemplo: sapato trocado, roupas pelo avesso, zíper aberto, etc.).

Se você conviver com uma pessoa com deficiência visual, nunca deixe uma porta entreaberta. As portas devem estar totalmente abertas ou completamente fechadas.

Converse os corredores livres de obstáculos. Avise se a mobília for trocada de lugar.

Se você for orientá-la, dê direções de modo mais claro possível. Diga “direita” ou “esquerda” de acordo com o caminho que ela necessite. Nunca use os termos como “ali” ou “lá”.

Se você for a um lugar desconhecido para a pessoa com deficiência visual, diga-lhe, muito discretamente, onde as coisas estão distribuídas no ambiente e quais as pessoas presentes.

Se for apresentá-la a alguém, faça com que ela fique de frente para a pessoa apresentada, impedindo que a pessoa com deficiência visual estenda a mão para o lado ao contrário da pessoa.

Se a pessoa com deficiência visual estiver acompanhada não se dirija ao seu companheiro quando quiser falar com ela. Dirija-se diretamente a ela.

Todas as vezes que você estiver conversando com pessoa com deficiência visual, avise-o quando tiver que ausentar-se. Ela pode não perceber sua saída.

Acredito que o mais importante é tratar as pessoas como sujeitos de direitos, vamos deixar o especial para as coisas, lugares e comidas.

Deixe um comentário