Em destaque

Entrevista: Ana Bock – A Psicologia não pode se furtar ao debate sobre inteligência artificial

À frente do Instituto Silvia Lane, a psicóloga Ana Bock avalia o enorme desafio de construir o III Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social, que, nesta edição, debate os efeitos e as consequências das tecnologias da informação na disputa de subjetividades. “Tivemos a ideia de fazer o Simpósio a partir de uma rede. São 27 entidades que organizam este evento, entre elas o Sindicato das Psicólogas de São Paulo e já há mais de dois mil inscritos”, informa Ana Bock, em uma entrevista exclusiva para o SindPsi.

O simpósio acontece virtualmente entre 2 e 4 de dezembro, no período da manhã e abordará uma temática atual, instigante e necessária para a profissão:

Dia 2 – Manipulação de subjetividades por aparatos e processos baseados em inteligência artificial.

Dia 3 – A invasão da privacidade e a expropriação da intimidade

Dia 4 – O descontrole da sociedade sobre os aparatos e processos baseados na inteligência artificial

Compromisso social

Segundo ela, as teorias e conceito de compromisso social da psicologia foram gestados a partir do cenário social e político do final dos anos 1970, com a derrocada da ditadura militar. “Surgiu na PUC [Pontifícia Universidade Católica], mas, ao mesmo tempo, em vários outros lugares, porque havia preocupações comuns na sociedade.

Ana Bock se formou em 1975 e completou seu doutorado em 1997, sempre pela PUC-SP, onde leciona na graduação em Psicologia e na Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Foi presidente do Sindicato das Psicólogas e primeira presidente da Fenapsi – Federação dos/as Psicólogas.

Com vários livros publicados, especialmente focados em psicologia sócio histórica, Bock encara a realização do III Simpósio como um desafio e uma provocação. “É um tema que ainda temos precariedade de apropriação, por isso encaramos essa provocação como necessária para a nossa categoria. Temos a certeza de que a temática é necessária, de que a psicologia não pode se furtar de pegar isso na mão e debater porque tem psicologia utilizada para criar os algoritmos”, avalia Ana Bock.

Para conferir a íntegra da programação e debatedores acesse o site do Instituto Silvia Lane. 

Related Posts

Deixe um comentário