Notícias

Estudo da OIT revela que salário no Brasil sobe o dobro da média mundial

Nos últimos dois, o salário dos brasileiros subiu mais que o dobro da média mundial. A constatação está em estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O levantamento foi realizado com dados de 115 países que possuem 94% dos 1,4 bilhão de assalariados no mundo. Os salários médios em todo o mundo caíram 0,7% em 2009, devido à crise financeira internacional. Mas no Brasil, o salário manteve ritmo constante de expansão: 3,2% em 2007; 3,4% em 2008 e 3,2% em 2009.

O relatório indica que 12 das 28 economias mais industrializadas experimentaram uma redução do nível de salário real em 2008, incluindo Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Itália, Japão, México e República da Coréia. Ao passo que sete países apresentaram esta tendência em 2009: Alemanha, França, Inglaterra, Japão, México, República da Coréia e Rússia.

Janine Berg, uma das autoras do “Relatório mundial sobre Salários 2010/2011”, divulgado nesta quarta-feira, explica por quais razões o salário brasileiro não foi afetado. “A crise econômica — disse – – atingiu o Brasil de maneira breve e não teve tanto impacto no mercado de trabalho. Com isso, o governo decidiu manter sua política de salário mínimo, o que ajudou a manter os salários médios”.

Deixe um comentário