destaque

Eventos no segundo semestre refletem sobre rumos da Psicologia

A Psicologia sempre teve o papel de refletir sobre a sociedade e os indivíduos, a partir de uma ótica histórica e social. Com todos os problemas gerados pelo atípico período de pandemia, piorado por um governo genocida, protagonista da barbárie, a responsabilidade de psicólogos e psicólogas comprometidos com uma sociedade mais justa e civilizada.

Confira a seguir três importantes eventos que acontecem no segundo semestre. Para mais informações e inscrições acesse o site de cada um.

XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Ofensivas anti-democráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise da democracia no Brasil

De 18 a 21 de agosto

Inicialmente concebido para o formato presencial que seria realizado em 2020 na Universidade Federal de Santa Catarina, o XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política teve sua concepção reformulada. O Simpósio pretende apresentar resultados de pesquisas e relatos de experiência, discutindo-as acadêmico e cientificamente, de forma a construir reflexões acerca das democracias modernas, bem como refletir a possibilidade de lutas políticas e emergência de sujeitos políticos que tem buscado fortalecê-la na direção da justiça e da equidade. O evento, também, pretende contribuir com o fortalecimento de redes de pesquisa em âmbito nacional e internacional, criando parcerias e interlocuções entre diferentes instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.

Clique aqui para mais informações

V Congresso Brasileiro de História da Psicologia

De 15 a 17 de setembro

O V Congresso Brasileiro de História da Psicologia será o primeiro evento da Sociedade Brasileira de História da Psicologia – SBHP a ser realizado independentemente de outros congressos e jornadas brasileiras. Terá como tema “Construindo histórias entre o local e o global” e ocorrerá também em formato virtual.

Clique aqui para mais informações

XIII Encontro Nacional da ABEP

O presente e o futuro da formação em psicologia: confrontando a precarização na educação, no trabalho e na saúde

de 15 a 18 setembro

Em 2021, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia chega aos 22 anos de história e marca essa data promovendo seu XIII Encontro Nacional, que abre espaço de discussão sobre a Formação em Psicologia. Diante de ameaças concretas como a ampliação do EaD e a precarização do trabalho docente, é uma tentativa de articular resistências e promover intercâmbio de práticas realizadas pelas IES de norte a sul do Brasil.

Sob o tema “O presente e o futuro da formação em psicologia: confrontando a precarização na educação, no trabalho e na saúde”, reunirá conferências, debates, minicursos, fóruns e sessões de diálogos, em torno de subtemas como as diretrizes curriculares, a licenciatura, as ênfases curriculares, os estágios, as metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem na formação em psicologia.

Clique aqui para mais informações.

I Prêmio “Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais”

Dia 26 de novembro

O Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo – CRP SP/, junto à Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP) e ao Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, convidam profissionais e estudantes de Psicologia, formadoras/es, artistas e demais interessados para participarem da II edição do Prêmio “Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais” que acontecerá dia 26 de novembro de 2021 às 17h.

A premiação foi instituída pelo CRP SP em sua primeira edição, em 2018, e neste ano de 2021 voltou a ser editado com a finalidade de estimular a produção de artigos da área de Psicologia, assim como criações artísticas das mais diversas linguagens (fotografia, imagens, poesias, músicas, etc.) sobre a violência causada pelo racismo e também para dar visibilidade para a produção em Saúde Mental e relações raciais.

O evento, sobretudo, expressa a gratidão da Psicologia no Estado de São Paulo ao psicólogo Jonathas José Salathiel da Silva que foi um grande colaborador, amigo e conselheiro para a construção de uma profissão comprometida com a igualdade racial.

Clique aqui para mais informações.

Related Posts

Deixe um comentário