Notícias

Fenapsi participa de Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Debate do Fórum se centra em buscar alternativas ao sistema econômico vigente, mas também discute democracia, direitos das minorias e educação, entre outras pautas

A presidenta da Fenapsi, Fernanda Magano, está participando do Fórum Social Mundial Temático (FSMT) que acontece em Porto Alegre e segue até o próximo sábado, 23, comemorando 15 anos de criação. O evento é preparativo para o Fórum Social Mundial, que será realizado entre os dias 9 e 14 de agosto, em Montreal, no Canadá.

Durante o encontro estão acontecendo ações pela saída de Valencius Wurch Duarte Filho da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. Estes atos têm o apoio da Fenapsi e a presença da presidenta da Federação que, além disso, está participando do Fórum Social Mundial de Saúde e Seguridade Social (FSMSS).

Estão ocorrendo 470 atividades e estima-se que mais de 10 mil pessoas passem pelo evento. O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o filósofo espanhol Manuel Castells e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Mais uma vez o debate do Fórum se centra em buscar alternativas ao sistema econômico vigente, mas dando destaque a outra pautas como democracia, economia solidária, mídia livre, educação, direitos e empoderamento das mulheres.

Na atual conjuntura da América Latina, onde o neoliberalismo volta a apontar, a volta do Fórum a Porto Alegre depois de 15 anos – ainda que em uma edição temática e local – parece ser em boa hora. Como diz Boaventura de Sousa Santos: “O papel do Fórum é defender a democracia nas instituições e nas ruas contra o golpismo da direita reacionária que sempre se habituou a ser democrática só e apenas quando a democracia serve aos seus interesses”.

Deixe um comentário