Em destaque, Notícias

Fenapsi passa a integrar a mesa diretora do CNS

A presidente do SinPsi, Fernanda Magano, que também representa a Federação, foi eleita para compor a mesa do Conselho Nacional de Saúde

Fonte: Susconecta.org

Os conselheiros e conselheiras que integram o Conselho Nacional de Saúde (CNS) elegeram, durante a reunião do dia 16dez, os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora do controle social nacional na Saúde pelos próximos três anos.

Fernando Pigatto foi reeleito presidente do órgão colegiado ao Ministério da Saúde; além dele, a Mesa do CNS é composta por mais sete conselheiros/as representantes dos usuários, gestores e prestadores, além de trabalhadores.

Pelo segmento de usuários foram eleitos Ana Lúcia Silva Marçal Padduello, Maria da Conceição Silva e Madalena Margarida da Silva Teixeira. Já no segmento de profissionais, os eleitos foram Fernanda Lou Sans Magano e Francisca Valda da Silva. Pelo segmento gestor, os representantes são Jurandi Frutuoso da Silva e Neilton Araújo de Oliveira.

Fernanda Magano

Para a presidente do SinPsi e representante da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, “é fundamental que vençamos as diferenças e pensemos o controle social com o desafio de compartilhar e trabalhar o coletivo. Espero que possamos fazer uma unidade para o bem comum da sociedade brasileira”.

Neste ano, o CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro. Ao todo, o CNS é composto por 144 conselheiros e conselheiras, entre titulares e suplentes. A distribuição das vagas é paritária, sendo: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores do SUS e 25% de prestadores de serviço em saúde e gestores do SUS.

______________

Leia também: Fernanda Magano toma posse no CNS