Notícias

Financiamento do SUS é tema da 16a Conferência Nacional de Saúde

“É fundamental que a psicologia e os sindicatos se envolvam na organização e participação em todas as etapas deste importante compromisso do controle social para a defesa do SUS”, diz a presidenta do SinPsi Fernanda Magano


Foi publicada nesta quinta-feira (9) a convocatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai ser realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2019. Divididas também em etapas municipais e estaduais, o tema do evento será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Desde a aprovação da PEC do Congelamento de gastos, tem se debatido muito o financiamento do Sistema Único de Saúde para os próximos anos, além dos investimentos públicos em quase todas as áreas.

A especialista em orçamento público e assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) Grazielle David apontou que o país chegou ao menor nível de investimento público em 50 anos.

A presidenta do SinPsi Fernanda Magano explica que o mote dessa conferência será a volta aos princípios da 8ª conferência, marcada pelos princípios da reforma sanitária e a construção do SUS. “É fundamental que a psicologia e os sindicatos se envolvam na organização e participação em todas as etapas deste importante compromisso do controle social para a defesa do SUS. Temos que nos posicionar na defesa da Saúde integral e mental, fazendo o enfrentamento necessário para a continuidade de seus princípios em continuidade também da luta antimanicomial”, apontou.  

Deixe um comentário