Notícias

Frei Betto critica invasões de privacidade nas redes sociais

‘Pessoas invadem nosso espaço privado, ferem a nossa sensibilidade, desafiam nossos valores e jogam-nos na vala comum das emoções cifradas’, afirma escritor, que hoje lança dois livros em São Paulo

São Paulo – O uso da internet nos dias de hoje foi tema do comentário semanal do escritor Frei Betto à Rádio Brasil Atual. “Agora a alienação já não resulta de ideologia, que distorce a realidade para nos incutir a mentira como verdade. Basta que sejamos deslocados do real para o virtual. Somos seres que trafegam simultaneamente em dois mundos, o da realidade de nossas necessidades e o da virtualidade de nossos sonhos e desejos. Trancados em nossos egos, avessos à sociabilidade, navegamos nas redes sociais que dispensam texto e contexto”, afirmou.

Ele também criticou as redes sociais: “Ninguém ingressa em uma casa sem antes avisar ou ser convidado, marcar hora, identificar-se com o porteiro, e justificar a espera e a atenção. No entanto, centenas de pessoas invadem pelas rede sociais nosso espaço privado, ferem a nossa sensibilidade com ofensas e desaforos, desafiam nossos valores e jogam-nos na vala comum das emoções cifradas”.

Em sua análise, o escritor considera que é preciso resgatar valores encobertos pela virtualidade. “Escravos da virtualidade, acorrentados nas redes, não somos mais capazes de desligar o celular e de nos desligar dele. É ele que nos permite olhar o mundo pela janelinha eletrônica dessa prisão em que nos trancamos e cuja chave jogamos nas águas que cercam a ilha na qual nos isolamos desprovidos de alteridade. É preciso se rebelar a isso e voltar aos vínculos sociais, pessoais, baseados na convivência, no afeto, na boa conversa e sobretudo no amor.”
Lançamentos de livros

Na noite de hoje (10), a partir das 18h, Frei Betto lança em São Paulo dois livros em um mesmo evento. Um deles é Paraíso Perdido – Viagens ao Mundo Socialista, da editora Rocco, no qual descreve 33 anos de viagens pelos países socialistas, como União Soviética, China, Cuba, Polônia, Checoslováquia e outros, pelos quais passou a trabalho e observou fatos interessantes. Nesse livro, ele fala também das contradições e avanços do socialismo.

O outro título, publicado pela editora Fontanar, é voltado à espiritualidade, está ao alcance de qualquer leitor, segundo Frei Betto, e chama-se Um Deus Muito Humano – Um Novo Olhar sobre Jesus, em que o autor explora a polêmica que existe em torno da figura emblemática de Jesus desde o século um, através de textos curtos, de fácil entendimento.

Os lançamentos serão realizados na alameda Lorena, 1.899, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, no restaurante Esch Café.

Ouça o comentário de Frei Betto para a Rádio Brasil Atual, clicando aqui.

Deixe um comentário