Notícias

Gestão Haddad apresenta plano de políticas públicas para a população em situação de rua

São Paulo – Elaborado pela prefeitura de São Paulo ao longo dos últimos três anos, o Plano Municipal de Políticas para a População em Situação de Rua será apresentado em seis consultas públicas, a partir de amanhã (8) até terça-feira (13).

A perspectiva é que ele seja implementado por meio de uma portaria intersecretarial que será assinada até o final deste mês, último da gestão do prefeito Fernando Haddad.

“O plano norteia a política pública para a população em situação de rua, com melhoria dos serviços e ações transversais, com as secretarias saindo de suas caixinhas, já que a questão é muito mais complexa”, disse a coordenadora de Políticas para População em Situação de Rua da SMDHC, Julia Lima.

O plano foi concebido em quatro eixos orientadores – Habitação; Cultura, Conhecimento e Trabalho; Atendimento Humanizado e Gestão. Na área da habitação, por exemplo, propõe a continuação dos programas de locação social e serviço de moradia social, e inova ao criar o serviço de atenção às pessoas com perda de autonomia definitiva, causadas por amputações, doenças degenerativas ou cadeirantes.

Na questão do trabalho, o plano estabelece como estratégia a realização de cursos profissionalizantes, o fortalecimento do Programa Operação Trabalho (POT) e do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CAT) e ações de incentivo à economia solidária. A proposta prevê ainda introduzir a temática da população em situação de rua no ambiente escolar para o debate sobre inclusão social e direitos humanos.

No eixo do Atendimento Humanizado, estão previstas algumas ações inéditas e há muito tempo demandadas, como a criação de banheiros públicos, fontes de água potável e unidade odontológica móvel, além de campanhas de visibilidade para sensibilizar a população da cidade diante dessa séria situação de vulnerabilidade.

Consultas públicas 

– Dia 8, a partir das 9h, no Centro Pop Mooca (Rua Cajuru, 362) 

– Dia 9, a partir das 10h, no Centro Pop Vila Maria (Avenida Zaki Narchi, 600) 

– Dia 11, a partir das 9h, no Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária (Rua Otto Alencar, 270) 

– Dia 12, a partir das 15h, no Núcleo de Convivência Sé . No mesmo dia, às 18h, na Centro de Acolhida Zancone (Avenida Santa Marina, 534 – Água Branca) 

– Dia 13, às 8h30, no auditório da Subprefeitura de Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, 54)

Deixe um comentário