Notícias

Haddad diz que Doria pode zerar fila das creches em um ano e meio

Em evento que apresentou as ações de sua gestão para a educação municipal, o prefeito Fernando Haddad desafiou a futura gestão a manter o ritmo de expansão das creches e zerar o déficit de vagas

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) ressaltou a criação de mais de 100 mil vagas em creches como um dos legados da sua gestão na educação municipal. Em evento promovido pela secretaria municipal para divulgar as ações realizadas, o prefeito afirmou que, se não fosse a crise, poderia ter zerado o déficit de vagas em pouco tempo, caso seja mantido o ritmo de expansão. “

“Se não fosse a crise econômica, que afetou muito as finanças do Brasil inteiro, teríamos zerado a fila. Vamos deixar um legado para a cidade. Com um pouco mais de esforço, em um ano ou um ano e meio, se mantido esse ritmo, a gente zera a fila”, afirmou ele, para uma plateia de 700 pessoas, entre professores, diretores regionais, coordenadores e demais funcionários da educação paulistana, que se reuniram no Sesc Vila Mariana, na manhã de hoje (14).

O total de 106.500 matrículas realizadas até novembro deste ano, representa cerca de 70% da meta estabelecida em campanha, de 150 mil novas vagas, que segundo o prefeito, acabaria com as filas de espera.

Haddad afirmou que governou a cidade de São Paulo em um período turbulento, com o quadriênio de 2013-2016 marcado ainda pela efervescência das manifestações de rua e pela crise política, fatores que se somam à crise econômica. Ele também criticou o governo Temer e as últimas medidas aprovadas, segundo ele, sem o necessário debate.

“Os Servidores estão com o coração na mão. É PEC do fim do mundo,  É reforma da Previdência. O que é pior é que essas reformas não estão sendo discutidas com a sociedade. Estamos revogando a Constituição de 1988, sem  nenhuma discussão”, disse o prefeito, em alusão à aprovação ontem (13), pelo Senado, da Proposta de Emenda à Constituição 55, que congela os gastos públicos por 20 anos.

O prefeito destacou, ainda, como legados para a educação a reformulação do currículo para a educação infantil, com a implementação de três ciclos – alfabetização, interdisciplinar e autoral – e a implementação rede UniCEU, com mais de 3 mil vagas para cursos universitários oferecidos nos CEUs, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Para o prefeito, dada a dimensão da capital paulista, as ações em educação tem que ser pensadas para cada região, bairro a bairro. “A Transformação dos CEUs em pólos universitários leva para as periferias o conceito de bairro educador. “Em São Paulo, não podemos falar em cidade educadora. Cada uma dessas localidades tem que ter educação pública gratuita e de qualidade.”

A vice-prefeita Nádia Campeão, atual titular da pasta da Educação, e o ex-secretário Gabriel Chalita destacaram o trabalho desenvolvido por toda a rede e apontaram também o Plano Municipal de Educação, aprovado no ano passado e que elevou para 33% os gastos do orçamento com o setor.

Já a primeira-dama Anna Stela Haddad, que também é responsável pelo programa São Paulo Carinhoso – de cuidados com as crianças em situação de vulnerabilidade –, lembrou o prêmio internacional recebido pela prefeitura, no início do mês, por projeto que conecta produtores da agricultura familiar a distribuidores, fazendo com que os alimentos orgânicos cheguem às mesas das crianças nas escolas municipais.

O evento também teve cobertura “jornalística” dos pequenos repórteres da Imprensa Jovem, que conta com cerca de 150 agências de notícias nas escolas municipais – o programa ajuda o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas das crianças, que elaboram, pesquisam e produzem pautas em diferentes formatos.

Deixe um comentário