Notícias

Haddad nomeia petebista para Esporte e mais seis integrantes de secretariado

PTB, de Russomano no primeiro turno e Serra no segundo, promete apoio ao prefeito na Câmara. Habitação, que causa embate entre PP e movimentos populares, fica para semana que vem

São Paulo – O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou hoje (5) mais sete secretários municipais e disse que até a próxima quarta deve nomear os últimos seis que ainda faltam. Com o anúncio, já são 21 das 27 secretarias com titulares definidos. Na semana passada, o prefeito também anunciou sete nomes.

Para a Educação, Haddad escolheu o ex-secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) Cesar Callegari, ex-deputado estadual em São Paulo por dois mandatos pelo PSB. O assessor do ministro Gilberto de Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República) Rogério Sottili será secretário de Direitos Humanos. Ele também foi secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Para a secretaria de Esportes, Haddad nomeou o vereador Celso Jatene (PTB), indicado pelo deputado estadual Campos Machado (PTB), que garantiu apoio da bancada do partido na Câmara ao novo prefeito de São Paulo. A vaga de Celso Jatene na Câmara ficará, em janeiro de 2013, para Marco Antonio Ricciardelli, o Marquito (PTB), que trabalha como assistente de palco do apresentador Ratinho no SBT e que também  trabalhou no programa Barros de Alencar nos anos de 1980.

A secretaria de Controle Urbano será comandada por Paula Motta Lara, que já foi diretora do Departamento de Aprovação de Edificações (Aprov) da Prefeitura de São Paulo. A Secretaria de Relações Internacionais ficará com Leonardo Barchini, ex-chefe de gabinete de no MEC quando Haddad foi ministro. 

A Secretaria de Políticas para Mulheres, que está sendo criada, será comandada por Denise Motta Dau, diretora do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde no Ministério da Saúde, ex-dirigente do Sindsaúde, o sindicato dos trabalhadores no setor público de Saúde no estado de São Paulo. Denise foi membro da Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT e secretária nacional de Relações do Trabalho da central.

O prefeito eleito convidou para Comunicação Nunzio Briguglio Filho, que trabalhou com Haddad no Ministério da Educação e foi superintendente de comunicação social na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Expectativa

Para os seis cargos do primeiro escalão que ainda estão vagos, alguns convites já foram feitos, segundo Haddad, e até a próxima quarta-feira todos os postos deverão estar preenchidos, inclusive na Habitação. A possível indicação de alguém do PP ligado a Maluf para essa pasta tem deixado apreensivos movimentos sociais, arquitetos e urbanistas ligados ao PT.

Haddad esteve reunido hoje com lideranças dos movimentos populares e disse, após o anúncio dos sete secretários, que não vê problemas em conciliar o PP e os movimentos de moradia popular em seu governo. “Em muitos momentos nós estaremos com os movimentos populares, em alguns, não”, disse.

Deixe um comentário