Notícias

Juristas e movimentos realizam ato dia 28 em defesa da democracia e por outra política econômica

Atividade que reúne mais de 50 entidades ocorre na cidade de São Paulo

O Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo e o Centro Acadêmico XI de Agosto promovem, na próxima segunda-feira (28), ato público com juristas e entidades para falar sobre democracia, direitos sociais e a necessidade de outra política econômica no Brasil. A atividade ocorrerá às 19h, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, no centro da capital.

A atividade compõe a programação de 3 de outubro, Dia Nacional em defesa da democracia, da Petrobras e contra a política de ajuste fiscal. Já estão confirmados o professor-titular e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, José Francisco Siqueira Neto; a procuradora do Estado de São Paulo, Flávia Piovesan, e do juiz e professor livre-docente da Faculdade de Direito da USP, Jorge Luiz Souto Maior.

Representante do Centro Acadêmico XI de Agosto, Camila Sátolo reforça a importância do movimento estudantil nesta conjuntura. “Enquanto sociedade e parte do universo acadêmico da faculdade de direto, devemos entender o papel do Judiciário no atual cenário de crise política do País”.

Para ela, há um discurso feito por setores conservadores que querem aprofundar a crise política. “Falamos em uma conjuntura de golpe, mas apesar de haver manifestações nesse sentido, não são nos quartéis que vemos as ameaças mais iminentes. As maiores ameaças estão camufladas por um discurso de legalidade”, diz.

Camila cita como exemplos de ameaça os pedidos de impeachment protocolados recentemente pelos juristas Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior. Ainda, os projetos de terceirização, de redução da maioridade penal e de entrega das reservas brasileiras do pré-sal, incentivada por empresas que querem derrubar o modelo de partilha na exploração do petróleo.

Ato com juristas e movimentos sociais em defesa da democracia, direitos sociais e outra política econômica

Dia: 28 de setembro, às 19h
Local: Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, próximo à estação Sé do metrô.
Clique aqui para ver o evento no Facebook.

Deixe um comentário