Notícias

Margaridas promovem oficinas de combate à violência contra a mulher

Com o objetivo de mobilizar, participar e fazer o controle social da implementação das Unidades Móveis e de fortalecer, criar e efetivar os Fóruns Estaduais de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, a Contag, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), está desenvolvendo em todo o país oficinas estaduais de capacitação do Projeto Margaridas em Marcha. 

As oficinas buscam esclarecer as mulheres sobre as melhores formas de agir diante do cenáro de violênciaAs oficinas buscam esclarecer as mulheres sobre as melhores formas de agir diante do cenáro de violência Entre outubro de 2013 a junho de 2014, as Unidades Móveis e Barcos para Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, Florestas e das Águas já realizaram mais de 20 mil atendimentos em todo o País, em mais de 100 viagens. Esse dado é da SPM/PR, que já entregou 53 unidades para os estados.

No primeiro semestre de 2014 foram realizadas 10 oficinas estaduais. Agora, o projeto está sendo retomado com a realização de outras 17 até o final do ano. Nesta atividade, é feito um resgate da construção do eixo sobre violência contra as mulheres da pauta da Marcha das Margaridas com o intuito esclarecer as participantes sobre as conquistas da ação. 

Ao longo dos anos a Marcha das Margaridas teve importantes conquistas, entre elas o Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência, o Pacto Nacional e as diretrizes de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta. O funcionamento das unidades móveis também é debatido com as mulheres durante as oficinas. 

Outros momentos da atividade são a identificação e análise da situação da violência contra as mulheres em cada estado, bem como a apresentação da Lei Maria da Penha, do Programa Viver sem Violência e outros instrumentos de ação para implementação de políticas públicas de combate à violência contra as companheiras, bem como analisar as estruturas existentes em cada estado e o seu funcionamento.

Deixe um comentário