Notícias

Mobilização da Saúde suspende corte da insalubridade

Trabalhadores estaduais da Saúde realizaram Assembléia/Ato na manhã desta quarta-feira, 29/04, em frente à Secretaria da Saúde, continuando a mobilização da Campanha Salarial e protestando contra o corte do adicional de insalubridade dos administrativos da saúde.

O corte atingiu os funcionários do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e em outras unidades o RH fez reuniões para comunicar a medida.

Enquanto acontecia o Ato, uma Comissão do SindSaúde-SP, formada por representantes das diversas regiões do estado, se reuniu com representantes da Secretaria de Gestão Pública, responsável pela política de gestão de pessoal, para reverter o corte bem como avançar na negociação da Campanha Salarial.

Na reunião, a Secretaria informou ao SindSaúde-SP a suspensão do corte e a devolução do valor aos que já tiveram o desconto. A insalubridade está em discussão desde 2008. O Sindicato já apresentou uma proposta para que o laudo passe pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e pela Comsat (Comissão de Saúde do Trabalhador) da unidade. A Secretaria afirmou que a questão será encaminhada para uma Comissão de Qualidade do Governo e assim que o estudo estiver pronto, a Comissão se reunirá com o SindSaúde-SP para definir as diretrizes do adicional.

Sobre a carreira específica da saúde, a Secretaria de Gestão Pública informou que aguarda o sinal verde da Secretaria da Saúde, que vem negociando um acordo com o SindSaúde-SP, para avançar no debate e fechar uma proposta.

Imediatamente ao término da reunião, a Comissão de Negociação do SindSaúde-SP levou os informes à Assembléia. Os trabalhadores comemoram os avanços e o presidente do SindSaúde-SP, Benedito Augusto de Oliveira, conclamou os presentes a reforçar a mobilização para garantir e ampliar seus direitos.

As questões de saúde do trabalhador da Saúde estão diretamente relacionadas à discussão da carreira específica. A data-base dos trabalhadores da Saúde é 1º de março. O SindSaúde-SP entregou a pauta de reivindicações em janeiro. O plano de carreira com aumento salarial é um dos principais pontos em discussão com o Governo do Estado.

Em um momento em que o mundo inteiro está alerta contra uma pandemia da gripe suína, fica evidente a importância da valorização de todos os profissionais da saúde.

Na Assembléia, também foram eleitos os delegados do SindSaúde-SP ao Congresso da CUT.

Pauta de Reivindicações
– 47% de reposição das perdas salariais
– Plano de Carreira
– Incorporação das gratificações
– Reajuste do salário base
– Elevação do piso salarial
– Aumento do vale-refeição de R$ 4,00 para R$ 14,00
– Regulamentação da jornada para todos os trabalhadores da saúde
– Extensão do Prêmio de Incentivo para todos os trabalhadores da Saúde
– Garantia aos aposentados a equiparação salarial aos da ativa
– Implementação de políticas de combate ao assédio moral
– Manutenção do emprego público e contratação de pessoal por concurso público
– Melhoria das condições de trabalho e atendimento à população
– Fim das terceirizações na rede estadual de saúde, conforme deliberação dos Conselhos Nacional e Estadual de Saúde

Deixe um comentário