Notícias

Nesta quarta, tem manifestação em Brasília pelas 30 horas da Psicologia

Concentração do ato será na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a partir das 14h, nesta quarta-feira, 5 de novembro

A Fenapsi e o SinPsi convocam a categoria para uma grande manifestação em apoio à aprovação do PL das 30 horas para a Psicologia. O protesto será nesta quarta-feira, 5 de novembro, com concentração em frente a Praça dos Três Poderes, em Brasília, a partir das 14h. 

“É importante a participação de todas as psicólogas e psicólogos que puderem comparecer à manifestação, que tem o objetivo de sensibilizar a presidenta Dilma para que ela aprove as 30 horas para a Psicologia. E pedimos ainda que os sindicatos e conselhos regionais apoiem esta mobilização também. Vamos à luta, categoria”, convoca a direção da Fenapsi. 

PL na Presidência 

O PL 3.338/08, que fixa a jornada de trabalho de psicólogas e psicólogos em 30 horas semanais, sem a redução de salários, foi assinado na terça-feira (28 de outubro) pelo presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves. 

Esse era o último trâmite que ainda estava pendente na Casa. O PL chegou no mesmo dia à Casa Civil da Presidência da República, onde aguarda a sanção integral, veto parcial ou veto total da presidenta Dilma Rousseff, que tem 15 dias para decidir, a partir do recebimento do documento.

Caravana

Em parceria com o SinPsi, a Fenapsi vai levar uma caravana de psicólogas (os) para Brasilia. O ônibus sai no fim da tarde de amanhã, dia 4, de São Paulo e retorna no fim da tarde de quarta-feira, dia 5, logo após o ato pelas 30 horas. As inscrições para a caravana se encerraram na tarde de hoje, dia 3.

Histórico de Mobilização da Fenapsi

A mobilização da Fenapsi em torno da aprovação do projeto ganhou força este ano. Diante da iminência da aprovação do PL, a Federação desenvolveu diversas artes para folders, adesivos, faixas, banner para Facebook, camisetas e cartazes. Além disso, a diretoria da Fenapsi sempre marcou presença no Congresso, cobrando dos parlamentares a aprovação, fazendo reunião com ministros, entre outras ações com foco na sanção das 30 horas. 

Mas vale lembrar que essa luta não é de hoje. Ela vem desde 2008, quando o PL foi proposto na Câmara, passando por diversas comissões na Casa até ser enviado ao Senado, em julho de 2009. 

Nos anos seguintes, o PL retornou à Câmara, passando novamente por diversas comissões até ser aprovado, no dia 15 de julho de 2014, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal. A CCJC foi a última Comissão pela qual o PL precisava passar. Depois disso, o PL aguardou o prazo regimental de cinco sessões ordinárias para ir à sanção presidencial. 

Carta

Clique aqui e envie a Carta Aberta à Presidenta Dilma. No documento, a Federação expõe os benefícios da aprovação das 30 horas, solicitando que o projeto seja sancionado integralmente.

Participem! Apoiem esta luta! #30horasjáPsicologia #AprovaDilma! 

30 Horas Já!

Deixe um comentário