Notícias

No estado de São Paulo, 25 milhões de pacientes dependem do SUS

Mais de 25 milhões de pessoas são usuários exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde obtidos através da Lei de Acesso à Informação pelo site Fiquem Sabendo. As informações também mostram que esta estimativa de dependentes do SUS em São Paulo é a maior desde 2008, representando cerca de 58% dos 43 milhões de habitantes do Estado.

Para a secretaria, a crise econômica fez com que mais pessoas migrassem para a rede pública de saúde, aumentando a demanda e o atendimento no SUS. De acordo com o Fiquem Sabendo, a estimativa de pessoas que só podem utilizar o sistema de saúde pública aumentou em 1,1 milhão de pacientes de 2014 para cá.

O debate sobre os investimentos na saúde pública foi intensificado nos últimos dias, com a aprovação, em primeiro turno na Câmara, da PEC 241. A proposta do governo Temer congela os gastos federais por 20 anos, atrelando seu crescimento ao aumento da inflação do ano anterior. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que o setor pode perder até R$ 743 bilhões em duas décadas, caso a PEC seja aprovada.

“A PEC 241 impactará negativamente o financiamento e a garantia do direito à saúde no Brasil”, diz a nota técnica do IPEA. Já o governo afirma que a tanto a saúde quanto a educação estarão protegidas, e que o orçamento da saúde pública deverá aumentar. Se a PEC for aprovada, os pisos para educação e saúde passarão a ser corrigidos pela inflação a partir de 2018.

Deixe um comentário