Notícias

Nota do CFP: pelo fim da violência contra os trabalhadores rurais na Região Amazônica

O Conselho Federal de Psicologia em conjunto com a sua Comissão Nacional de Direitos Humanos manifesta seu repúdio à série de assassinatos de trabalhadores rurais que vêm ocorrendo na Região Amazônica. Recentemente foram assassinados os extrativistas Adelino Ramos, Herenilton Pereira dos Santos, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva. Todos costumavam denunciar exploração ilegal de madeira da floresta, defendendo abertamente os direitos humanos daqueles que ali vivem.
 
O CFP aponta um cenário de violação aos direitos humanos onde aqueles que lutam pela exploração sustentável e por melhorias nas condições de vida dos trabalhadores, são cruelmente subjugados e mortos em emboscadas. Além disso, os recentes acontecimentos alertam para a falta de proteção à qual estes trabalhadores rurais estão submetidos indicando que o poder público, sobretudo em âmbito Federal, precisa estar presente para garantir a segurança desses cidadãos, seja fornecendo proteção às suas vidas, seja atuando para que os conflitos em torno do uso e da posse da terra sejam solucionados.
 
O Conselho Federal de Psicologia acredita que somente com verdadeiro compromisso perante a vida humana será possível promover e assegurar a todos os cidadãos a real garantia de respeito de seus direitos. E, além disso, se solidariza às populações extrativistas e aos trabalhadores rurais em seus esforços pela preservação do meio ambiente, pela exploração sustentável dos recursos naturais e com o acesso democrático a terra.

Deixe um comentário