Notícias

O trabalho do perito de trânsito em jogo

Apesar das mudanças sugeridas pelo Contran em relação ao profissional perito de trânsito, que limitavam a atuação d@ psicólog@, eis uma boa notícia: foram protocoladas pela deputada paranaense Christiane Yared propostas de mudanças que atualizam a Lei 9503/97, o Código de Trânsito Brasileiro. Entre elas está a diminuição no tempo para repetir exames médicos e a criação de um exame psicológico para renovação de CNH.

“Em cinco anos muita coisa muda na vida de uma pessoa e o teste psicológico pode evitar que motoristas sem condições coloquem a sua vida e a de outros em risco”, justifica Christiane, que já apresentou, além destes, outros 11 projetos de lei que atualizam o CTB.

De acordo com a deputada, as propostas de mudanças foram protocoladas porque os acidentes representam hoje, um caso de saúde pública. Sete em cada 10 leitos do SUS são ocupados por acidentados.

“É preciso pensar que os acidentes afetam a vida não só da família, mas da sociedade como um todo. Um trabalhador deixa de ser atendido num hospital público em caso de emergência, muitas vezes, porque um acidente ocorreu por imprudência. A impunidade estimula os infratores”, argumentou, lembrando que luta na justiça há sete anos para levar a júri popular o ex-deputado Carli Filho, acusado de ser o responsável pelo acidente que matou seu filho, Gilmar Rafael Yared.

Há anos a categoria reivindica avaliação psicológica para todos os condutores de veículos motorizados como parte do processo de obtenção e manutenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Além de tornar o trânsito mais seguro em uma sociedade com sintomas de agressividade, cansaço e estresse, dificultando o processamento de informações, a avaliação psicológica é fundamental nesse momento. Sem falar na precarização do trabalho após exigência do próprio Contran da especialização de todos os profissionais de trânsito”, pontua a dirigente do SinPsi Cristiane Carneiro, psicóloga de trânsito, que confirma ser o foco em um trânsito mais seguro e responsável.

Outros projetos

Outro projeto apresentado pela deputada institui a identificação obrigatória aos motoristas novatos e em casos de Permissão para Dirigir.

“A identificação vai servir para que o motorista tenha consciência de que ainda passa por aprendizagem. Com a identificação todos estão de olhos atentos e cuidando para que excessos não sejam cometidos”, frisou Yared.

O terceiro projeto apresentado é sobre a participação em minicurso de trânsito para a conversão de multa média em advertência.

Os projetos seguem para as comissões temáticas, onde serão discutidos e avaliados para serem encaminhados ao plenário.

Deixe um comentário