Notícias

Polícia tem suspeitos de morte de professor e carro usado no crime é encontrado

O veículo usado no sequestro de Marcus Matraga foi encontrado em Nazaré das Farinhas

A polícia já tem os suspeitos do assassinato do professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Marcus Vinicius de Oliveira Silva, o Marcus Matraga, 57 anos, morto com um tiro na nuca na noite de quinta-feira (4). O carro usado no crime foi localizado um dia após o assassinato.

Segundo os investigadores da Delegacia de Jaguaripe, unidade responsável pela apuração do caso, o veículo usado no crime, uma picape S10 verde, foi encontrado na sexta-feira (5), em Nazaré das Farinhas – cidade vizinha ao local do crime. 

A polícia não divulgou o nome dos suspeitos, para não atrapalhar as investigações. A hipótese, ainda não confirmada pela polícia, é que o assassinato tenha relação com a atuação recente do professor na mediação de conflitos de terras na região – que ele havia adotado como lar após a aposentadoria.

No dia em que foi morto, o professor foi retirado de casa, no povoado de Pirajuía, no Recôncavo da Bahia, por dois homens. Os bandidos disseram que uma amiga de Matraga estava passando mal. Ao sair para prestar socorro, ele foi rendido, levado até um matagal e morto com um tiro na nuca. Segundo a polícia, não há câmeras de vigilância na região onde aconteceu o crime.

Marcus era um dos pioneiros na luta pela reforma antimanicomial e pela criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps. Nascido em Minas Gerais, ele era mestre em Saúde Pública pela Ufba e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

No último domingo, o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, informou que o crime foi premeditado e que poderia ter relação com processos litigiosos em que o professor estava envolvido. A esposa e vizinhos de Marcus já foram ouvidos pelos investigadores. Nas redes sociais, amigos e colegas iniciaram uma mobilização com a hashtag #quemmatoumarcusmatraga.

Deixe um comentário