Notícias

Profissionais e estudantes vão repensar a formação em Psicologia

2018 é o ano da formação em Psicologia. Fenapsi, CFP e Abep vão propor mudanças nas DCNs, que serão encaminhadas aos conselhos nacionais de Saúde e de Educação e ao MEC

A Fenapsi, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Ensino e Psicologia (Abep) vão atuar para conduzir os trabalhos de discussão das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da profissão, durante o primeiro semestre de 2018: o ano da formação em Psicologia! A participação de psicólogas/os da educação, docentes e estudantes é essencial neste processo.

O calendário de eventos contempla debates locais, regionais, nacional e uma consulta pública, com as atividades se estendendo até o dia 30 de junho, quando a sistematização das DCNs será encaminhada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Conselho Nacional de Educação e submetida, formalmente, ao Ministério da Educação (MEC).

“Convocamos a categoria profissional a colaborar com esta construção para repensarmos, de forma coletiva, a formação em Psicologia neste ano de 2018”, frisa a diretoria da Fenapsi.

Calendário
Até o dia 28 de fevereiro serão organizadas as reuniões preparatórias. Elas têm o caráter livre e podem ser realizadas por entidades, instituições de ensino ou grupos que atuam com a formação.

As propostas dos eventos preparatórios serão levadas aos encontros regionais, que vão ocorrer a partir de 17 de março. A agenda prevista é esta:
Encontro Regional Norte em Manaus (AM) – 17 de março
Encontro Regional Centro-Oeste em Campo Grande (MS) – 24 de março
Encontro Regional Nordeste, no Recife (PE) – 7 de abril
Encontro Regional Sul em Florianópolis (SC) – 14 de abril
Encontro Regional Sudeste em São Paulo (SP) – 21 de abril

Os encontros regionais serão organizados por sindicatos, conselhos regionais e núcleos da Abep dos estados em que eles forem realizados. Deles serão eleitas/os delegadas/os para o Encontro Nacional, em Brasília, no dia 5 de maio.

Após o evento nacional, a proposta das novas DCNs, será colocada em consulta pública nos sites da Fenapsi, do CFP e da Abep até o dia 20 de maio. O resultado final, publicado em 30 de junho, será enviado aos conselhos nacionais de Saúde e de Educação e ao MEC.

Evento aberto, em São Paulo

No dia 3 de fevereiro (sábado), a partir das 9 horas, será realizado um evento aberto, no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, que vai discutir os processo de revisão das DCNs. Confira a programação acima.

Eventos preparatórios já previstos

Confira aqui os eventos preparatórios já previstos em Minas Gerais.

RJ. De acordo com o site da Abep, uma reunião preparatória foi realizada no dia 22 de janeiro, no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

Contato para agendar reuniões preparatórias
Para obter mais informações sobre as reuniões preparatórias e o envio de propostas, envie uma mensagem para: dcnpsi@cfp.org.br.

Cartilha. Baixe a cartilha Ano da Formação em Psicologia com a apresentação, o regulamento e o formulário para o envio de propostas.

Participe e contribua!

*Com informações da Abep e do CFP.

Deixe um comentário