Notícias

Programa Participação Popular discute aumento de consumo de remédios tarja preta

O uso de remédios antidepressivos está sendo banalizado no Brasil. O consumo desenfreado desses medicamentos é tão grande que, segundo a Anvisa, eles são mais vendidos que os analgésicos Tylenol e Aspirina, entre outros medicamentos.

Há alguns anos, Rivotril e Lexotan não apareciam em nenhuma lista dos remédios mais vendidos no país. O aumento do consumo desse tipo de medicamento no Brasil acompanha uma tendência mundial.
Remédio demais faz mal à saúde, mas a tentação de encontrar em pílulas o alívio para dores físicas e emocionais faz dos brasileiros os sextos no ranking dos maiores consumidores de medicamentos no mundo. As pessoas buscam soluções rápidas, como se antidepressivos ou ansiolíticos resolvessem tudo na vida e acabassem com todas as preocupações da vida moderna. E não são apenas os pacientes que estão exagerando, os médicos também estão numa epidemia de antidepressivos. O que fazer para mudar esse quadro?
Mande sua pergunta para o Participação Popular pelo 0800-619619, para o participacaopopular@camara.gov.br; ou pelo twitter @participacaopop.
Para ver a matéria da TV Câmara completa clique aqui.

Deixe um comentário