Notícias

Psicologia e diversidade sexual em debate

O Sistema Conselhos de Psicologia realizou entre os 17 e 19 junho o 1° Seminário Psicologia e Diversidade Sexual que teve como tema desafios para uma sociedade de direitos.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Lopes, realizou a abertura do seminário. Participaram da mesa, ao lado da presidente do CFP, a coordenadora geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Mitchelle Benevides Meira e o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis.

Na fala de abertura, Ana Lopes falou sobre a importância do tema para a Psicologia, que ao longo dos últimos anos debate de forma crescente a temática. “O seminário vem colocar a Psicologia em um momento emblemático de discussão da diversidade sexual”, afirmou.

Toni Reis agradeceu aos Conselhos de Psicologia pelas ações em defesa da luta contra a homofobia e parabenizou a realização do primeiro seminário que discute o tema Psicologia e Diversidade Sexual.

Ao citar os avanços da luta, Toni Reis destacou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), elaborado pelo governo federal em conjunto com a sociedade civil, por uma Comissão Técnica Interministerial formada por representantes de 18 ministérios. Além do Plano, destacou a conquista do Dia Nacional de Luta Contra a Homofobia, celebrado em 17 de maio e instituído por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escolha da data não foi aleatória, pois no dia 17 de maio de 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade de sua lista de doenças mentais.

A coordenadora geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Mitchelle Benevides Meira falou do trabalho do governo na área e da aproximação de sua coordenação com o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), que realiza pesquisa sobre a atuação profissional em políticas de diversidade sexual e promoção da cidadania LGBT. “A equipe da coordenação (de Promoção dos Direitos LGBT) se reuniu com o Crepop para ver como a categoria pode nos ajudar”, disse.

O objetivo da pesquisa realizada pelo Crepop é reunir informações sobre a prática de psicólogos/as que atuam nesse campo. A etapa inicial da pesquisa está disponível entre os dias 7 de junho e 7 de agosto. Para acessar, clique aqui.

Clara Goldman, coordenadora do GT de Diversidade Sexual do Sistema Conselhos ressalta a importância da participação dos regionais no evento e em especial ao trabalho do GT na proposição das mesas. “A Psicologia e o Sistema Conselhos devem resgatar uma dívida histórica com a luta pela promoção da cidadania LGBT, reforçando sua agenda política de defesa dos direitos humanos , enfrentando o retrocesso das conquistas quando, infelizmente ,ainda observa-se tentativas de patologização da orientação sexual.”, indicou.

Deixe um comentário