Notícias

Racismo e violência racial no estado de São Paulo

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) vem a público manifestar seu posicionamento diante de mais um dos atos de racismo, desta vez, ocorrido na noite de terça-feira (18), na Avenida Paulista, região central de São Paulo.

A violência racista é uma questão que exige da sociedade e de nossa categoria profissional constantes reflexões sobre as relações étnico-raciais que são baseadas em preconceitos que tentam inferiorizar e desqualificar as pessoas negras, reproduzindo em vezes, inclusive, formas de intolerância religiosa que reforçam estereótipos depreciativos.

Esta violência é uma expressão da opressão social à população negra, própria de uma sociedade hierarquizada e desigual, onde grupos sociais que adquiriram um espaço de privilégios e poder que foram construídos historicamente a partir da exploração econômica, política e cultural de outros grupos sociais como os negros e os indígenas.

Precisamos superar as tensões existentes entre diferentes grupos étnico-raciais para construirmos uma sociedade democrática e igualitária, para que isso aconteça é importante tomar conhecimento da complexidade do racismo nas relações de sociabilidade entre as pessoas. Nós psicólogas e psicólogos devemos nos envolver em um processo de construção de estratégias que visem o enfrentamento ao racismo, reconhecendo que essa é uma tarefa de todas e todos, independentemente do seu pertencimento étnico racial.

O CRP reconhece e compreende que a sociedade brasileira é constituída por pessoas de grupos étnico-raciais, possuidores de cultura e história próprias, igualmente valiosas e não admite que nenhuma pessoa sofra discriminação. É preciso cuidar das relações sociais visando a superação dos preconceitos étnico-raciais e assim a transformação social, caminhando para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e antirracista.

Para uma reflexão aprofundada, confira a Resolução CFP Nº 018/2002 que estabelece normas de atuação para psicólogas(os) em relação a preconceito e discriminação racial, clicando aqui. Aproveite também para assistir ao documentário “História da Psicologia e as Relações Étnico Raciais”, que pode ser acessado neste link.

Deixe um comentário