Notícias

Revista PCP faz seleção para dossiê sobre Povos e Comunidades Tradicionais e Diversidade Etnocultural

Prazo para envio de artigos termina em 17 de março

Revista “Psicologia: Ciência e Profissão” (PCP) lançará edição especial em 2019 sobre Psicologia, Povos e Comunidades Tradicionais e Diversidade Etnocultural. O número, aprovado pelo XVII Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), discutirá as práticas e saberes da Psicologia articulados às comunidades e povos tradicionais da sociedade brasileira. Os povos e comunidades tradicionais são definidos como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos por tradição.

Serão publicados ensaios teóricos e relatos de pesquisa de profissionais relacionados a questões ético-políticas da área.

As pessoas interessadas em participar devem enviar os artigos, até 17 de março, para numeroespecial@cfp.org.br. Os artigos, avaliados segundo as normas editoriais da revista, serão editados pelos professores Adolfo Pizzinato (UFRGS), Jáder Leite (UFRN) e Danilo Guimarães (USP).

Os artigos desta edição devem ter como eixo de discussão os avanços teórico-metodológicos do campo, o combate às iniquidades, à exclusão social, práticas de apagamento e extermínio e/ou a promoção da cidadania e direitos socias destes coletivos, ou a visibilização de formas de organização social, estratégias de resistência nos territórios e das práticas geradoras de autonomia nos referidos territórios, analisando a implicação sa Psicologia – enquanto ciência e profissão – nas diferentes interfaces que povos e comunidades tradicionais geram no panorama da ameaçada diversidade etnocultural do Brasil.

Avaliação Psicológica e Sistema Prisional

Em 2018, o CFP publicou uma edição especial intitulada: Avaliação Psicológica e 15 Anos do Satepsi. A edição fez parte de uma série de ações realizadas pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) em alusão aos 15 anos do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), celebrado ano passado.

Em março, será lançada a edição especial Psicologia, Sistema Prisional e Segurança Pública. O referido fascículo buscou busca fomentar a produção do conhecimento, a reflexão sobre as práticas profissionais, as políticas e outras intervenções possíveis no contexto do sistema prisional e da segurança pública.

Deixe um comentário