Notícias

Seminário Internacional da CUT-SP discutirá economia solidária, consumo consciente e trabalho decente

Como parte integrante da programação do Dia do Trabalhador, a CUT São Paulo realiza, no próximo dia 25 de abril (quinta-feira), o Seminário Sindical Internacional, que terá como tema “Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade”.

O evento, com transmissão ao vivo pelo site da CUT/SP, será no SESC Belenzinho, localizado à Rua Padre Adelino, nº 1.000, das 9h às 18h, e contará com a presença de representantes internacionais e nacionais, além de membros da direção da CUT Nacional e Estadual, da ministra Isabella Teixeira (Meio Ambiente) e do ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

Nas três mesas serão debatidos temas relacionados ao mundo do trabalho, como reforma agrária, justiça social e segurança alimentar; novos padrões de consumo; economia solidária e meio ambiente; energia, produção e emprego sustentáveis.

Os delegados (as) inscritos no evento participaram, anteriormente, de uma série de oficinas regionais promovidas pela CUT/SP, entre 25 de março e 20 de abril, em suas 18 subsedes em todas as regiões do estado.

Abertura – 9h30 às 10h30: A mesa de abertura terá a participação dos presidentes da CUT Nacional e Estadual, Vagner Freitas e Adi dos Santos Lima, respectivamente; o diretor regional do SESC/SP, Danilo Miranda; o secretário de Relações Internacionais da CUT, João Felício; o secretário-adjunto de Relações Internacionais da CUT e presidente do Instituto de Cooperação da CUT, Artur Henrique; a vice-diretora da Fundação Friedrich-Ebert (FES), Tina Hennecken, e o coordenador da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), Ari Alorado do Nascimento. A coordenação ficará a cargo do secretário-geral da CUT/SP, Sebastião Geraldo Cardozo.

Mesa 1 – 10h30 às 13h: Reforma Agrária, Justiça Social e Segurança Alimentar é o tema da primeira mesa e terá como debatedores o ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas, o diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Chico Menezes, e o ministro da Agricultura do Chile durante o governo de Salvador Allende, Jacques Chonchol. Essa mesa será coordenada pela secretária de Imprensa e Comunicação da CUT/SP, Adriana Magalhães.

Mesa 2 – 14h às 15h45: A segunda mesa terá como tema Novos Padrões de Consumo, Economia Solidária e Meio Ambiente, que será desenvolvido pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Mônica Vieira Teixeira, pela presidenta da Nexus Emilia Romagna, Sandra Pareschi, e pelo economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor. A coordenação será da secretária da Mulher da CUT/SP, Sonia Auxiliadora de Vasconcelos Silva.

Mesa 3 – 15h45 às 17h45: A terceira e última mesa vai debater o tema Energia, Produção e Emprego Sustentáveis, a ser desenvolvido pelo economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, e pelo professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, Giorgio Romano. A secretária de Formação da CUT/SP, Telma Aparecida Andrade Victor, estará coordenando os trabalhos.

O evento é reservado para dirigentes sindicais e convidados.

Seminário Sindical Internacional da CUT São Paulo

Data: 25 de abril

Horário: 9h30 às 18h

Local:SESC Belenzinho – Rua Padre Adelino nº 1000

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo site da CUT/SP

Deixe um comentário