Notícias

Sexta edição de Nau dos Insensatos apresenta toda a emoção do Programa De Braços Abertos

“Eu só vivia chorando, nos cantos, pedindo ajuda. Não tem como você se sentir uma pessoa verdadeira. Pessoa verdadeira é o que eu sou agora, por causa do projeto. Se não fosse o projeto, a gente não estaria bem” – Silvana Paiva, usuária.

“O de Braços Abertos é um programa que tem como eixo central a defesa da vida e a defesa da ampliação da vida. Para nós, redução de danos é ampliação da vida, é o que orienta as ações do programa, com base no tripé moradia e alimentação, geração de renda e trabalho e cuidado continuado de assistência e saúde” – Lumena Furtado, psicóloga.

As duas falas acima são distintas. Uma emociona, a outra explica. Mas uma não existe sem a outra. Uma é de quem está recebendo o cuidado. A outra, de quem o está oferecendo. Assim é dado o tom da sexta edição do Nau dos Insensatos, a série do SinPsi TV. Entrou no ar hoje, dia 1º de fevereiro. 

O tema abordado é o Programa de Braços Abertos, criado na gestão do prefeito Fernando Haddad com a finalidade de cuidar dos usuários de crack da região da Luz, com base no princípio da redução de danos e não mais com a estratégia de internação compulsória praticada por governos anteriores.

Clique aqui e veja depoimentos de usuários, de como eles recorreram à droga, de como se sentiam e como se sentem agora. Conheça o cenário da região da Luz e veja como a política de redução de danos pode transformar toda uma perspectiva de vida.

Para ver as edições anteriores do Nau dos Insensatos, acesse o SinPsi Tv, clicando aqui.

Deixe um comentário