Notícias

SinPsi convida toda a classe para a greve do dia 19

Por conta dos protestos contra a reforma da previdência, o sindicato estará fechado na próxima segunda-feira

Em vista o cenário desastroso que a chamada reforma da previdência que o governo federal pode levar o país, o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo informa que participará ativamente da greve geral e da manifestação marcada para a Avenida Paulista, em frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na próxima segunda-feira (19).

O país, que já foi atingido pela chamada PEC do Congelamento de Gastos, que limitará e muito os investimentos público em saúde e educação pelos próximos 20 anos e da reforma trabalhista, não pode sofrer mais esse golpe.

Como em todas as outras “reformas” quem perde é o setor socialmente mais vulnerável da população. Mulheres, jovens e os LGBTQIAs terão suas futuras aposentadorias muito prejudicadas. Um exemplo, se você for mulher e quiser se aposentar com 62 anos (idade mínima) com aposentadoria integral, terá que contribuir por 40 anos ininterruptos para o INSS. Em um cenário econômico com altíssimo nível de informalidade, isso é cada vez mais difícil. Também haverá claros reflexos entre essa dificuldade em se aposentar e a piora da saúde mental dos brasileiros e brasileiras.

O principal argumento do governo é que há o chamado “buraco da previdência” e que se ela não for reformada o Brasil vai quebrar. Porém, o relatório final da CPI da Previdência, em outubro do ano passado, mostrou que esse rombo não existe. Além disso, sugeriu ao governo aumentar os mecanismos de combate às fraudes e mais rigor na cobrança de grandes devedores do INSS.

Outro argumento falho é que o brasileiro vive cada vez mais e por isso, pode trabalhar mais anos. A diferença entre as expectativas de vida dentro da cidade de SP pode chegar a mais de 20 anos. Enquanto no Jardim Paulista a média é de 79,4 anos, no Jardim Ângela ela fica em 55,7 anos. Longe dos 65 ou 62 anos de idade mínima que um homem e uma mulher poderiam se aposentar pela nova regra.

O momento é de toda a população se organizar e não deixar que essa reforma passe. Por isso o sindicato estará fechado na próxima segunda-feira e convida a todos e todas para estarem nas ruas contra mais esse golpe.

A diretoria

Deixe um comentário